Defender o SNS

O PCP re­cebeu, no dia 16, uma de­le­gação das co­mis­sões de utentes da Saúde da re­gião de Lisboa. Em de­bate es­teve a grave si­tu­ação do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde, pro­vo­cada por dé­cadas de po­lí­tica de di­reita e se­ve­ra­mente agra­vada, nos úl­timos anos, pela acção des­trui­dora do Go­verno PSD/​CDS e da troika.

À saída do en­contro, em de­cla­ra­ções aos jor­na­listas, Je­ró­nimo de Sousa (que in­te­grava a de­le­gação do Par­tido jun­ta­mente com Jorge Pires, da Co­missão Po­lí­tica; Le­onor Barão, do Co­mité Cen­tral; e a de­pu­tada Carla Cruz) alertou para os bru­tais cortes no sector, para o cró­nico sub­fi­nan­ci­a­mento e ainda para os ata­ques aos pro­fis­si­o­nais e o en­cer­ra­mento de ser­viços. Estas são as formas que o Go­verno en­con­trou para, de facto, des­truir o Ser­viço Na­ci­onal de Saúde, de­nun­ciou.

O Se­cre­tário-geral do PCP in­sistiu ainda na ideia de que é pos­sível uma outra po­lí­tica para o sector, de­sig­na­da­mente pondo fim aos cortes na Saúde. É ne­ces­sário, sim, au­mentar o fi­nan­ci­a­mento. Re­jei­tando o es­ta­fado ar­gu­mento de que não há di­nheiro, Je­ró­nimo de Sousa lem­brou o desvio de 600 mi­lhões de euros para hos­pi­tais pri­vados e o au­mento da com­par­ti­ci­pação do Es­tado nas tris­te­mente cé­le­bres PPP em mais 418 mi­lhões. 



Mais artigos de: PCP

A verdade sobre a dívida nos transportes

Num co­mu­ni­cado do Sector dos Trans­portes da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP de­nuncia-se a san­gria que as em­presas pú­blicas estão a ser su­jeitas pelo sector fi­nan­ceiro e pelo Go­verno ao seu ser­viço.

Reforçar o Partido e a luta de massas

O CT da Bo­a­vista aco­lheu, no pas­sado sá­bado, mais de 250 mi­li­tantes co­mu­nistas con­vo­cados para o ple­nário da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP.

Breve balanço das comemorações do centenário de Álvaro Cunhal

As ini­ci­a­tivas de evo­cação da Fuga da Ca­deia do Forte de Pe­niche de 3 de Ja­neiro de 1960 cul­mi­naram o vasto pro­grama das co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário do Nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal que, sob o lema «Vida, pen­sa­mento e luta: exemplo que se pro­jecta na ac­tu­a­li­dade e no fu­turo», se de­sen­vol­veram du­rante todo o ano de 2013, cons­ti­tuindo um êxito as­si­na­lável.

Defender direitos em Sintra

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP está contra qualquer proposta de «reorganização» do sector empresarial municipal que ponha em causa ou degrade a prestação do serviço público, abra a porta a processos de privatização, não...

Razões para lutar

Jerónimo de Sousa visitou anteontem o Centro de Bem-Estar Social dos Reformados e Idosos de Setúbal, onde teve oportunidade de dizer algumas palavras às dezenas de pessoas que ali se encontravam. Acompanhado pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, e de dirigentes e...

Convite envenenado

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP emitiu um esclarecimento sobre a sua não participação na iniciativa intitulada «Em Defesa da Constituição da República, da Democracia e do Estado Social». O organismo...

Mais uma mentira

A Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP (DORBA) acusa o primeiro-ministro de, em declarações proferidas durante a sua mais recente visita ao distrito, ter mentido acerca do fim da ligação aérea Bragança-Vila Real-Lisboa. Em causa...