Mais uma mentira

A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Bra­gança do PCP (DORBA) acusa o pri­meiro-mi­nistro de, em de­cla­ra­ções pro­fe­ridas du­rante a sua mais re­cente vi­sita ao dis­trito, ter men­tido acerca do fim da li­gação aérea Bra­gança-Vila Real-Lisboa. Em causa estão as afir­ma­ções de Pedro Passos Co­elho de que o Go­verno «apre­sentou vá­rias so­lu­ções» para que esta li­gação, ter­mi­nada em 27 de No­vembro de 2012, fosse re­to­mada, mas que a União Eu­ro­peia «não au­to­rizou».

Para o PCP, estas são de­cla­ra­ções «men­ti­rosas e de­sa­ver­go­nhadas», pois foi re­cen­te­mente tor­nado pú­blico o teor da res­posta do co­mis­sário eu­ropeu Jo­a­quin Al­munia à questão le­van­tada pelos de­pu­tados do PCP, onde afirma que o Go­verno por­tu­guês re­tirou, em Se­tembro de 2013, a no­ti­fi­cação que an­te­ri­or­mente fi­zera para que a Co­missão Eu­ro­peia re­sol­vesse esta questão. Tal res­posta, lembra a DORBA, «não foi con­tra­riada nem des­men­tida».

O PCP, que con­si­dera «ina­cei­tável que seja a UE a de­cidir sobre as op­ções de cada Es­tado na re­so­lução dos pro­blemas de cada Es­tado», acusa o Go­verno de con­ti­nuar a agir «nas costas dos trans­mon­tanos e a es­conder as suas ver­da­deiras in­ten­ções quanto ao des­tino da li­gação aérea». A ac­tu­ação do Go­verno é «ver­go­nhosa», con­clui.



Mais artigos de: PCP

A verdade sobre a dívida nos transportes

Num co­mu­ni­cado do Sector dos Trans­portes da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP de­nuncia-se a san­gria que as em­presas pú­blicas estão a ser su­jeitas pelo sector fi­nan­ceiro e pelo Go­verno ao seu ser­viço.

Reforçar o Partido e a luta de massas

O CT da Bo­a­vista aco­lheu, no pas­sado sá­bado, mais de 250 mi­li­tantes co­mu­nistas con­vo­cados para o ple­nário da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP.

Breve balanço das comemorações do centenário de Álvaro Cunhal

As ini­ci­a­tivas de evo­cação da Fuga da Ca­deia do Forte de Pe­niche de 3 de Ja­neiro de 1960 cul­mi­naram o vasto pro­grama das co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário do Nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal que, sob o lema «Vida, pen­sa­mento e luta: exemplo que se pro­jecta na ac­tu­a­li­dade e no fu­turo», se de­sen­vol­veram du­rante todo o ano de 2013, cons­ti­tuindo um êxito as­si­na­lável.

Defender direitos em Sintra

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP está contra qualquer proposta de «reorganização» do sector empresarial municipal que ponha em causa ou degrade a prestação do serviço público, abra a porta a processos de privatização, não...

Razões para lutar

Jerónimo de Sousa visitou anteontem o Centro de Bem-Estar Social dos Reformados e Idosos de Setúbal, onde teve oportunidade de dizer algumas palavras às dezenas de pessoas que ali se encontravam. Acompanhado pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, e de dirigentes e...

Convite envenenado

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP emitiu um esclarecimento sobre a sua não participação na iniciativa intitulada «Em Defesa da Constituição da República, da Democracia e do Estado Social». O organismo...

Defender o SNS

O PCP recebeu, no dia 16, uma delegação das comissões de utentes da Saúde da região de Lisboa. Em debate esteve a grave situação do Serviço Nacional de Saúde, provocada por décadas de política de direita e severamente agravada, nos...