Comemorações diversificadas

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal vão muito para além das iniciativas do PCP. A Biblioteca Nacional tem patente na Sala de Referência, até 31 de Dezembro, a exposição «Álvaro Cunhal (1913-2005): a pena, o pincel, o punho». Trata-se de uma mostra bibliográfica e documental sobre a obra do político, do escritor e do artista, «personalidade marcante do séc. XX português». No sítio de Internet da Biblioteca, conta-se que a exposição releva «duas dimensões, a literária e a artística», da actividade de Álvaro Cunhal.

Também o Arquivo Nacional da Torre do Tombo inaugurou, no dia 4, uma exposição intitulada «História de um gordo chinês que estava de barriga para o ar», nome de um conto infantil cuja autoria é atribuída a Álvaro Cunhal, cujo original foi encontrado no processo judicial referente à sua segunda prisão, em 1940. A mostra incide nas três primeiras décadas de actividade política de Álvaro Cunhal, ao mesmo tempo que divulga alguns dos seus primeiros textos. A Torre do Tombo exibe os volumes relativos aos três processos judiciais e da PIDE referentes às três prisões de Álvaro Cunhal – 1937,1940 e 1949 –, terminando com alguns materiais relativos à histórica Fuga de Peniche de 1960: a agenda de Salazar, com a anotação da fuga; o comunicado clandestino do PCP «Em Liberdade», de 3 de Janeiro; e a carta do guarda da GNR, José Alves, que assumia perante os seus camaradas de força paramilitar as razões da fuga.

Também a Biblioteca Museu República e Resistência teve um programa de comemorações do centenário – com palestras, exposições e a apresentação da Fotobiografia –, tal como a Biblioteca Municipal de Vouzela. Estes são apenas alguns exemplos do muito que está a ser feito, um pouco por todo o País, para assinalar o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. 




Mais artigos de: PCP

Travar o caminho para o desastre

Jerónimo de Sousa participou, na última semana, em várias sessões públicas do PCP de denúncia do conteúdo gravoso da proposta de Orçamento do Estado para 2014.

Três mil milhões no bolso, milhares para a rua

O PCP considera escandalosa a transferência de três mil milhões de euros do fundo para a recapitalização da banca para os cofres do Millennium/BCP, que se prepara para despedir milhares de trabalhadores.

Iniciativas em todo o País... e não só

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal dão o mote para inúmeras iniciativas em todo o País (e no estrangeiro) em torno da sua vida, pensamento e luta.

Grande exposição no Porto

Entre 30 de Novembro e 15 de Dezembro estará patente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto a grande exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, intitulada «Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro»....

Outubro vive!

Ao mesmo tempo que tem um destacado papel na luta popular contra o pacto de agressão e a política de direita e comemora o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, o colectivo partidário comunista assinala essa data maior da luta do proletariado pela sua emancipação: a...

Contra a nova escravatura

O PCP acusa as autoridades portuguesas pelas situações de escravatura em que se encontram emigrantes lusos em França, no Luxemburgo ou em Espanha. Num comunicado do Organismo de Direcção Nacional do PCP em França (ODN), de dia 8, acusa-se as entidades portuguesas por conhecerem...

Até Amanhã, Camaradas

O filme «Até Amanhã, Camaradas», adaptação do romance homónimo de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal), continua em exibição em várias salas de cinema de todo o País. Realizado por Joaquim Leitão, produzido por Tino Navarro e com argumento...