Reformados protestam

LUSA

Image 14254


Cen­tenas de pen­si­o­nistas e apo­sen­tados da Ad­mi­nis­tração Pú­blica con­cen­traram-se, no dia 25, na Praça do Rossio, em Lisboa, mar­chando em se­guida para o Mi­nis­tério das Fi­nanças. A acção vi­sava pro­testar contra o corte nas pen­sões de­ci­dido pelo Go­verno. Pre­sente na jor­nada, a co­or­de­na­dora da Frente Comum dos Sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica, Ana Avoila, acusou o Go­verno de mentir quando fala da «con­ver­gência» de pen­sões, pois uma parte con­si­de­rável dos tra­ba­lha­dores do sector pri­vado tem pen­sões e sa­lá­rios iguais ou su­pe­ri­ores aos dos tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica. Já a afir­mação de que evitar um se­gundo «res­gate» fi­nan­ceiro ao País de­pende da apro­vação desta me­dida é pura chan­tagem, ga­rantiu a di­ri­gente sin­dical.

Ana Avoila re­alçou ainda que esta pro­posta do Go­verno tem vá­rias in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­dades, no­me­a­da­mente a re­tro­ac­ti­vi­dade, pelo que a Frente Comum vai so­li­citar ao Pre­si­dente da Re­pú­blica o envio desta le­gis­lação para o Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal. Também os par­tidos com as­sento par­la­mentar serão con­vi­dados pela es­tru­tura sin­dical a so­li­citar a fis­ca­li­zação su­ces­siva do di­ploma. 




Mais artigos de: Trabalhadores

Pontes por Abril

A CGTP-IN apela à par­ti­ci­pação na jor­nada de luta con­vo­cada para sá­bado, dia 19 de Ou­tubro, em Lisboa e no Porto, com duas ma­ni­fes­ta­ções que atra­vessam as pontes 25 de Abril e do In­fante.

Governo fora da lei

O Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal con­si­derou in­cons­ti­tu­ci­onal um con­junto de al­te­ra­ções ao Có­digo do Tra­balho apro­vadas em Maio de 2012. CGTP-IN e PCP exigem a re­po­sição dos di­reitos rou­bados.

Aniversário de luta

A CGTP-IN assinalou anteontem o seu 43.º aniversário com um «Dia de Esclarecimento e Mobilização» nos locais de trabalho, expresso através de plenários, encontros, concentrações e paralisações, a par de acções comemorativas e de...

Nuno Crato em Setúbal

No dia 24 de Setembro, o ministro da Educação, Nuno Crato, foi recebido na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, com uma acção de protesto promovida pela União dos Sindicatos de Setúbal, que contou com a presença do secretário-geral...