Vale a pena lutar
A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP valoriza a vitória alcançada pelos trabalhadores e populações do distrito que, com a sua luta, conseguiram uma vez mais travar a privatização dos infantários da Segurança Social. O PCP lembra que já em 2012 o Governo tentou, sem sucesso, privatizar estes equipamentos no concelho da Covilhã.
O Partido lembra que na origem do recuo do Governo está a luta travada pelos sindicatos da CGTP-IN, pelos trabalhadores destas instituições, pelas comissões de pais e, em geral, por toda a comunidade educativa que «desde a primeira hora estiveram contra esta intenção»: realizou-se uma greve e uma concentração à porta da Direcção Regional da Segurança Social, no dia 12 de Junho, vigílias n’ «O Meu Cantinho» (Teixoso) e no «Bolinha de Neve» (Covilhã) e uma expressiva adesão à greve geral, onde ficou clara a oposição de trabalhadores, educadores e restante comunidade escolar face à privatização destes infantários.
Também o PCP se solidarizou desde logo com esta luta, tendo realizado contactos com as estruturas representativas e direcções de alguns infantários, aquando da visita ao distrito da deputada Paula Santos, no seguimento da qual o problema foi levantado na Assembleia da República. Para a direcção partidária, este é um exemplo de como vale a pena lutar.