Homenagem a Ferreira Soares
As comissões concelhias do PCP de Santa Maria da Feira e de Espinho assinalaram no dia 4 os 71 anos do assassinato pela PVDE do médico comunista Ferreira Soares com a tradicional romagem à campa deste destacado militante comunista no cemitério de Nogueira da Regedoura. Dezenas de pessoas participaram nesta homenagem, depondo na campa do médico comunista um ramo de cravos vermelhos.
Manuela Silva, em nome das duas estruturas partidárias, destacou a importância da iniciativa, pelo exemplo e legado do médico, do humanista e do dirigente comunista que lutou e deu a vida pela construção de uma sociedade mais justa. O seu legado, intemporal, deve ser agora ainda mais relembrado e amplamente divulgado nas escolas, junto das novas gerações e em todo o lado, afirmou Manuela Silva, alertando para a tentativa em curso de subversão dos valores e direitos alcançados com a Revolução de Abril, pelos quais Ferreira Soares no seu tempo tanto se empenhou.
O filho do homenageado, Jorge Soares, salientou em nome da família o papel do seu pai e de outros comunistas – como Álvaro Cunhal, cujo centenário do nascimento se assinala este ano – na longa luta antifascista e na conquista da liberdade e da democracia, postas hoje em causa. Jorge Soares criticou ainda as manobras eleitoralistas registadas há quatro anos pela Junta de Freguesia que procurou escamotear a acção do «Dr. Prata» (como era conhecido Ferreira Soares) enquanto militante comunista, não convidando o Partido pelo qual deu a vida para a homenagem oficial por ela organizada.