PCP reúne com FNAM

Uma de­le­gação do PCP di­ri­gida pelo seu Se­cre­tário-geral, Je­ró­nimo de Sousa, e in­te­grada por Jorge Pires, da Co­missão Po­lí­tica, e Paula Santos, de­pu­tada na AR, reuniu an­te­ontem, a seu pe­dido, com a Fe­de­ração Na­ci­onal dos Mé­dicos (FNAM), re­pre­sen­tada pelo seu Pre­si­dente, Sérgio Es­pe­rança, por Pilar Vi­cente, Te­resa Pal­minha e Hugo Es­teves.

Este en­contro teve por ob­jec­tivo apro­fundar o co­nhe­ci­mento da si­tu­ação da Saúde em Por­tugal, par­ti­cu­lar­mente no que se re­fere ao Ser­viço Na­ci­onal de Saúde. A troca de opi­niões per­mitiu cons­tatar uma pre­o­cu­pação comum às duas de­le­ga­ções: o SNS está a ser alvo de um pro­cesso de de­sar­ti­cu­lação que, a não ser tra­vado, pode levar à sua des­truição.

Foi pos­sível iden­ti­ficar um con­junto muito sig­ni­fi­ca­tivo de pro­blemas que re­sultam dos cortes no fi­nan­ci­a­mento do SNS e de uma po­lí­tica de re­cursos hu­manos que não res­peita di­reitos fun­da­men­tais, que des­va­lo­riza so­cial e pro­fis­si­o­nal­mente os mé­dicos, com todas as con­sequên­cias que isso tem no fun­ci­o­na­mento e na qua­li­dade do ser­viço que é pres­tado aos utentes.



Mais artigos de: PCP

Facetas desconhecidas da obra de Álvaro Cunhal

Este ano, para além da bi­enal, o es­paço das artes plás­ticas da Festa do Avante! re­vela de­se­nhos e pin­turas iné­ditos de Álvaro Cu­nhal, pro­du­zidos em di­versas fases da sua vida.

Exigência e clamor nacional em Belém

Com o País a viver uma grave crise so­cial, eco­nó­mica e po­lí­tica, nunca como agora foi tão forte a exi­gência e a ne­ces­si­dade de de­mitir o Go­verno, con­vocar elei­ções e dis­solver a As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Vale a pena lutar

A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP valoriza a vitória alcançada pelos trabalhadores e populações do distrito que, com a sua luta, conseguiram uma vez mais travar a privatização dos infantários da Segurança Social....

Homenagem a Ferreira Soares

As comissões concelhias do PCP de Santa Maria da Feira e de Espinho assinalaram no dia 4 os 71 anos do assassinato pela PVDE do médico comunista Ferreira Soares com a tradicional romagem à campa deste destacado militante comunista no cemitério de Nogueira da Regedoura. Dezenas de pessoas...