Defender o SNS

O PCP encontrou-se anteontem, a seu pedido, com uma delegação da Ordem dos Médicos, na sede desta estrutura. A delegação do PCP, encabeçada pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, era ainda composta por Jorge Pires, da Comissão Política, e pela deputada Paula Santos. A delegação da Ordem dos Médicos era constituída pelo bastonário José Manuel Silva e pelo presidente da Secção Regional do Centro, Fernando Gomes. No encontro foram abordadas diversas questões relacionadas com a situação no sector da Saúde em Portugal, particularmente no Serviço Nacional de Saúde, tendo-se verificado um consenso alargado quer relativamente à avaliação da situação quer sobre o que pode ser feito no sentido de impedir a destruição do SNS e garantir a todos os portugueses o acesso aos cuidados de saúde.

Entre as matérias abordadas contam-se os cortes nas transferências do Orçamento do Estado para o SNS, pondo em causa o funcionamento dos serviços; o aumento das taxas moderadoras, que tem levado a que muitos portugueses não acedam aos cuidados de Saúde; as «reestruturações» nos centros hospitalares, com a concentração de serviços, o que se tem traduzido em custos mais elevados para os utentes, obrigados a longas deslocações, e à degradação da qualidade do serviço prestado; a desvalorização profissional e salarial dos médicos, implicando a saída de muitos deles para o estrangeiro. 



Mais artigos de: PCP

Nas mãos do povo

A luta dos trabalhadores e do povo, que conduziu o Governo à derrota, deve prosseguir para que da demissão do Governo resulte uma nova política, patriótica e de esquerda.

Comício no Tortosendo

LUSA Jerónimo de Sousa participou, sábado, num comício-festa da CDU no Tortosendo, concelho da Covilhã. Começando por saudar os trabalhadores e a população daquela localidade, onde o PCP escreveu «belas páginas» da sua...

Devastação económica e social

As conclusões da recente reunião do Conselho Europeu coloca ainda mais na ordem do dia a necessidade da ruptura com o processo de integração capitalista europeu.

Já se constrói a Festa

Arrancaram no fim-de-semana as jornadas de trabalho para a construção da 37.ª edição da Festa do Avante!. Largas dezenas de militantes e simpatizantes do Partido, de vários pontos do País, rumaram à Quinta da Atalaia para aí lançarem mãos à...