Juventude com o destino nas mãos
A JCP também vai evocar o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal na Festa do Avante!, quer na Cidade da Juventude quer num conjunto de iniciativas que aí levará a cabo. Uma primeira iniciativa é a divulgação do CD «Nas nossas mãos os destinos das nossas vidas», em que a partir desta frase de Álvaro Cunhal 17 bandas se associaram para transpor para a música a luta da juventude pela necessária transformação do País e do mundo. O número de bandas escolhido para integrar este CD relaciona-se com a idade de Álvaro Cunhal quando tomou a decisão de aderir ao PCP.
Com o mesmo mote, o concurso de bandas que culmina no Palco Novos Valores, é também uma forma de homenagear o homem, o comunista, o intelectual e o artista que consagrou tanto da sua vida à luta pelos direitos da juventude e pela democratização da cultura – tal como faz a JCP com este concurso que, ano após ano, dá oportunidade às jovens bandas portuguesas de mostrarem o seu trabalho.
O tema da brigada de contactos será também a mesma frase de Álvaro Cunhal, a partir da qual se procurará incentivar a juventude presente na Festa a lutar pelos seus direitos e a dar o decisivo passo de aderir à JCP. A JCP fará ainda um grande esforço para promover e mobilizar para o concerto da JCP e para o comício do Campo Pequeno, em Lisboa, a realizar respectivamente a 9 e 10 de Novembro, inseridos no centenário do nascimento de Álvaro Cunhal.
O Agit, jornal da JCP, dará continuidade à abordagem de importantes vertentes da vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal.