Obrigado, professores!

«Aos professores dizemos “obrigado!” por defenderem um direito que é de todos», declararam várias personalidades da cultura, que subscreveram um manifesto divulgado no dia 11 pela Fenprof.

António Pinho Vargas (compositor), Bruno Cabral (realizador), Camilo Azevedo (realizador, RTP), Carlos Mendes (músico), David Bonneville (cineasta), Eurico Carrapatoso (compositor), Hélia Correia (escritora), Leonel Moura (artista plástico), Luís Varatojo (músico, A Naifa), Luísa Ortigoso (actriz), Jacinto Lucas Pires (escritor), Joana Manuel (actriz), João Salaviza (cineasta), José Luís Peixoto (escritor), José Mário Branco (músico), José Vítor Malheiros (consultor), Marta Lança (editora e produtora), Messias, (músico, Mercado Negro), Nuno Artur Silva (autor e produtor), Pedro Pinho (cineasta), Rui Vieira Nery (musicólogo), Raquel Freire (cineasta), Sérgio Godinho (músico), Valter Vinagre (fotógrafo) e Zé Pedro (músico, Xutos & Pontapés) alertam que «é para trás que andamos, quando o Governo decide aumentar o número de alunos por turma, despedir milhares de professores e desumanizar as escolas». «Os professores estão em greve pela qualidade da escola pública e em nome dos alunos e das suas famílias, porque sabem que baixar os braços é pactuar com a degradação da escola», pelo que a greve «é justa e necessária», «é um murro na mesa de quem está farto de ser enganado» e «um murro na mesa para defender um bem público cada vez mais ameaçado».

Os subscritores do manifesto afirmaram-se solidários com a greve dos professores, «em nome de uma escola para todos e onde todos cabem» e para «libertar a escola pública do sequestro imposto pelo Governo e pela troika».




Mais artigos de: Trabalhadores

Batalha pela educação

No dia 17 realizou-se «uma das mais fortes e expressivas greves dos docentes até hoje realizadas em Portugal», destacou Mário Nogueira.

PCP saúda a luta<br>e responsabiliza o Governo

Declaração de Jorge Pires,membro da Comissão Política do PCP17.06.2013 O PCP saúda a luta dos professores em defesa dos seus direitos, da Escola Pública e da qualidade da educação, contra a teimosia e a intransigência do Governo. A insensibilidade e a...

Manifestações dia 27

Para aderir à greve geral, basta não ir trabalhar na próxima quinta-feira. Desempregados, reformados e a população, em geral, devem juntar-se às iniciativas públicas que a CGTP-IN leva a cabo por todo o País.

Decisão de lutar

Em empresas bem diferentes, os trabalhadores tomam a mesma decisão: lutar pelo pagamento de salários justos a tempo e horas, contra a instabilidade e o perigo de encerramento e despedimento.

A lei manda pagar

O Estado está obrigado a pagar, durante o mês de Junho, o subsídio de férias aos trabalhadores da Administração Pública, declarou a Frente Comum de Sindicatos.

Reabram os Correios!

O Sindicato Nacional dos Correios e Telecomunicações realizou ontem, ao fim da manhã, junto ao edifício da administração dos CTT, no Parque das Nações, em Lisboa, uma concentração contra a política de encerramento...

Solidariedade com a luta<br>na ERT grega

«Também os trabalhadores da Rádio e Televisão de Portugal estão a ser confrontados com problemas de reestruturação da empresa, que suscitam sérias preocupações quanto ao futuro do serviço público de rádio e televisão e dos...