«Estratégia de chantagem»
A «estratégia de chantagem que o Governo vem exercendo sobre o povo português» intensificou-se com o chumbo do Tribunal Constitucional de algumas medidas do Orçamento do Estado, alerta a JCP.
Travão a várias medidas que este Governo pretende impor
«Ao contrário do que afirma o Governo, a decisão do Tribunal Constitucional (TC) não abre um “buraco” no Orçamento do Estado (OE), nem vem tornar pior a situação do nosso País. Sendo uma decisão que não condena todas as inconstitucionalidades, vem dar razão ao que temos afirmado sempre, pondo um travão a várias medidas que este Governo pretende impor», refere a Direcção Nacional da JCP, denunciando «a campanha posta em prática» pelo Executivo PSD/CDS, «para a qual o PS e a comunicação social têm contribuído amplamente, com o objectivo de colocar a “culpa” da situação nos portugueses, querendo transferir a responsabilidade de onde cortar, como se não houvesse alternativa a esta política e a questão fosse apenas “onde” se faz os cortes».
Neste sentido, em nota à comunicação social, os jovens comunistas reafirmam a sua «total» e «veemente» rejeição de qualquer corte nas funções sociais do Estado, continuando «o esclarecimento e a mobilização para que ninguém fique de fora na luta pelo direito à Educação, à Saúde e à Segurança Social públicas e universais». «É a intensificação da luta, em cada escola, empresa e local de trabalho, todos os dias, que tem permitido travar diversos ataques. Será pela acção organizada dos trabalhadores e dos jovens que se vai concretizar a urgência nacional que é demitir este Governo e ver realizadas eleições antecipadas», asseguram os jovens comunistas.