- Novas acções

Image 12752

No calendário inicial da «acção geral de protesto, proposta e luta», destacavam-se as manifestações dos trabalhadores da Administração Pública, amanhã, e da juventude trabalhadora, no dia 27.
Novas acções vieram completar esta «agenda», que promete não dar um dia de descanso ao capital e ao seu Governo.
Para ontem, na baixa de Lisboa, foi marcada uma concentração, que prosseguiria até junto do Ministério da Economia e Emprego, para reclamar o fim do bloqueamento patronal da contratação colectiva, a negociação de aumentos salariais e a publicação das portarias de extensão – com revogação da Resolução 90/2012.
Para dia 23, em Guimarães, a Fesete/CGTP-IN marcou uma «caminhada» de trabalhadores dos têxteis, vestuário e calçado, contra o boicote patronal à negociação de salários, que não são actualizados desde 2011. Com partida às 14.30 horas, junto da igreja de Nossa Senhora da Conceição, a manifestação vai percorrer várias ruas da cidade e deverá terminar, cerca das 17 horas, no coreto da Alameda de S. Dâmaso.

 

Nas empresas

O SITE Norte, da Fiequimetal/CGTP-IN, informou segunda-feira que os trabalhadores da Continental Mabor, em Vila Nova de Famalicão, conseguiram uma actualização de 2,2 por cento na remuneração-base, com efeitos a Janeiro, o que aproxima dos mil euros a média do salário-base. Esta foi uma das empresas que a CGTP-IN já tinha referido num levantamento que divulgámos na semana passada.
No dia 6, foi alcançado acordo para actualização salarial nas empresas do Grupo EDP, em 1,61 por cento, com efeitos retroactivos a Janeiro.
Os trabalhadores da Printer Portuguesa, em Rio de Mouro (Sintra), iniciam hoje uma semana de greves de uma hora. Os salários não são actualizados desde 2008.




Mais artigos de: Trabalhadores

- Razões também dos utentes

A ofensiva contra os trabalhadores das empresas de transportes faz parte de uma política, cujos efeitos se repercutem, também, nas populações e utentes dos transportes públicos, considera a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul, na saudação que enviou...

- Dias de lutar

No número anterior, demos conta das primeiras acções da semana de lutas nos transportes. Referimos o plenário na Soflusa, no dia 4, quando foi formalizada a convocação da greve na TAP e nas participadas SATA Internacional, SATA Açores e Portugália, para os dias 21...

Melhorar os salários

Na primeira semana de Março multiplicaram-se as lutas em todos os sectores de actividade, fazendo crescer a «acção geral de protesto, proposta e luta» lançada pela CGTP-IN nas manifestações de 16 de Fevereiro.

Revolta e esperança<br>pela igualdade

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado pela CGTP-IN e o MDM em dezenas de cidades, como um dia que marca a luta das mulheres contra a exploração e a discriminação.

Pensões agravadas<br>com OE 2013

No Orçamento do Estado para o corrente ano, estão incluídas medidas que colocam largos milhares de pensionistas e reformados perante maiores dificuldades. Além de manter congelado o valor nominal das pensões, o OE 2013 sujeita esse valor ao aumento do IRS, para quem receba mais de...

Militares mostram indignação

Na próxima quarta-feira, dia 20, ao final da tarde, vai realizar-se uma concentração de militares junto à residência oficial do primeiro-ministro, onde as associações profissionais de praças (AP), sargentos (ANS) e oficiais (AOFA) vão entregar a...