Mortalidade infantil

Cuba lidera Américas

Image 12261

A taxa de mortalidade infantil em Cuba ficou abaixo de cinco por mil nados vivos em 2012, pelo quinto ano consecutivo, constituindo um claro êxito do sistema nacional de saúde que lidera neste campo os indicadores do continente americano.

Segundo noticiou o jornal «Granma», dia 3, a principal causa de morte até um ano de idade são infecções relacionadas com nascimentos prematuros antes das 34 semanas.

Ao mesmo tempo, a taxa de mortalidade materna foi a mais baixa da história de Cuba com 21,5 por cada 100 mil nados vivos. O diário explica que estes resultados assentam na decisão e vontade política do governo revolucionário cubano que tornou realidade um sistema nacional de saúde acessível e gratuito a todos os cidadãos».

Citando dados preliminares da Direcção de Estatísticas do Ministério da Saúde Pública, o jornal refere ainda que a província de Sancti Spíritus foi a que apresentou a mais baixa taxa de mortalidade infantil com 2,8 por cada mil, seguida de Artemisa com 3,8, Holguín e Cienfuegos com 3,9 e Granma com 4,1.

Cuba registou ainda uma taxa de mortalidade por defeitos congénitos de apenas 25,6 por cento, superando largamente os países desenvolvidos onde este indicador se eleva a 40 por cento.



Mais artigos de: Internacional

A Síria não se vergará

O presidente sírio, Bachar al-Assad, deixou claro, no domingo, 6, que o conflito sangrento não opõe o governo à oposição, mas a Síria aos seus inimigos, que desejam a divisão do país.

Uma questão de equidade

O presidente boliviano, Evo Morales, encerrou o ano com o anúncio da expropriação das acções da espanhola Iberdrola em duas distribuidoras de electricidade nas regiões de La Paz e Oruro.

Chile julga assassinos de Jara

A justiça chilena vai pedir aos EUA a extradição de Pedro Barrientos, residente na Florida e considerado o autor material do assassinato do cantor Victor Jara, na sequência do golpe militar contra o governo de Salvador Allende em 1973. O ex-tenente Barrientos foi acusado do crime juntamente...

Tráfico humano

A exploração laboral tornou-se na primeira causa do tráfico de pessoas, revela um estudo divulgado, dia 4, pela Organização Internacional das Migrações (OIM). O estudo indica que 53 por cento das vítimas que passaram pelos 150 escritórios da...