Marcha desperta consciências

Image 11296

No final da sua 4.ª etapa, a Marcha Operária «Andaluzia em Pé» teve uma calorosa recepção, sábado, 1, na cidade de Granada. Mais de dez mil pessoas juntaram-se aos caminhantes, percorrendo as principais avenidas até à subdelegação do governo.

A meio do trajecto, os manifestantes detiveram-se frente a uma loja Zara, onde colocaram um cartaz denunciando as práticas de exploração do grupo multinacional de vestuário.

O presidente do Sindicato Andaluz de Trabalhadores, Diego Cañamero, explicou que a escolha daquela loja teve como objectivo chamar a atenção para as profundas desigualdades no país. E lembrou que o proprietário da cadeia de lojas é Amancio Ortega, um dos homens mais ricos do mundo, enquanto «na Andaluzia temos o mais alto nível de desemprego e de pobreza».

Para anteontem, terça-feira, estava prevista a chegada da Marcha a Málaga, prosseguindo depois em direcção a Sevilha, cidade que deverá alcançar amanhã, sexta-feira.



Mais artigos de: Europa

A lógica da austeridade

A evolução negativa dos salários e o aumento dos lucros das empresas em Espanha apresentam uma reveladora simetria: enquanto os primeiros caíram 3,9 por cento, os segundos subiram 2,4 por cento. 

No fundo da mina

Uma centena de mineiros ocupou durante uma semana os poços de Nuraxi Figus, na ilha italiana da Sardenha, em protesto contra o anunciado encerramento da exploração.

25 milhões de desempregados

Mais de 25 milhões de pessoas estão desempregadas na União Europeia, das quais 18 milhões pertencem à zona euro, o que representa uma aumento mensal de 43 mil desempregados na UE27 e 88 mil nos 17 países da moeda única. De acordo com os dados do Eurostat, divulgados dia...

Reformados ao biscate

Entre 2000 e 2011, a pensão média de um aposentado alemão baixou de 1021 euros para 935 euros por mês, ou seja, transcorridos 11 anos, o valor médio desta prestação diminuiu 86 euros. No mesmo período, o número de pensionistas forçados a recorrer aos...

Liberdade para Bolinaga

O juiz central de Vigilância Penitenciária de Espanha, José Luís Castro, aceitou, dia 31, o pedido de libertação do independentista basco, Iosu Uribetxebarria Bolinaga, que sofre de um cancro incurável. A decisão foi justificada por «razões...

Chipre fora da agenda da UE

A partir do passado mês de Julho a Presidência do Conselho Europeu passou a pertencer a Chipre, que tem estado, assim, presente no centro dos discursos solenes das instituições europeias. É certo que as questões económicas e a crise povoam a...