Legislativas em França

Maioria presidencial

Os franceses confirmaram a sua aposta em François Hollande, dando a vitória ao Partido Socialista e seus aliados, na primeira volta das legislativas realizadas no domingo, 10.

Franceses mantêm sanção à direita sarkozista

Image 10641

Segundo os resultados finais, o Partido Socialista (PS) e os seus aliados do Partido Radical de Esquerda obtiveram 34,5 por cento dos votos, subindo dez pontos percentuais em relação a 2007.

No seu conjunto, os partidos da esquerda parlamentar (PS, Verdes e Frente de Esquerda) somaram 46,64 por cento (11 pontos acima do resultado de 2007), enquanto a União por um Movimento Popular (UMP) e os seus aliados recuaram para 34 por cento, descendo 5,5 pontos percentuais face a 2007.

As projecções atribuem ao PS e aliados entre 275 e 329 deputados na futura Assembleia Nacional, admitindo como provável que o partido presidencial alcance a maioria absoluta dos 577 lugares do hemiciclo. À direita, a UMP poderá eleger entre 227 e 266 deputados, longe dos 314 conquistados há cinco anos.

A Frente de Esquerda, constituída pelo Partido Comunista Francês (PCF) e pelo Partido de Esquerda de Jean-Luc Mélenchon, obteve 6,9 por cento dos votos, o que lhe deverá garantir entre 12 e 19 deputados.

No entanto, Mélenchon não será um deles, já que foi afastado pelo candidato socialista na circunscrição de Hénin-Beaumont (Norte), onde se propunha derrotar a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen. Esta acabou por vencer a primeira volta com 42 por cento, mas tem pela frente um duelo com o socialista Philippe Kemel, que, como é tradicional, concentrará tanto os votos da esquerda com o da direita conservadora.

Em termos globais, a Frente Nacional recolheu 13,6 por cento dos votos neste escrutínio, mas dificilmente os seus candidatos conseguirão impor-se no próximo domingo. Assim, as projecções dão-lhe entre zero e dois lugares no parlamento.

O sufrágio foi claramente desfavorável ao MoDem, o partido centrista liderado François Bayrou, que praticamente desapareceu do mapa político, recolhendo 1,7 por cento dos votos, contra 7,6 obtidos nas legislativas anteriores. Ainda assim poderá eleger entre zero e três deputados.

Por seu turno os Verdes subiram de 3,25 para 5,4 por cento, e esperam entre 10 e 15 deputados.

Refira-se, por último, que a abstenção subiu de 39,5 por cento em 2007 para a o valor recorde de 42,77 por cento.



Mais artigos de: Europa

Espanha intervencionada

O governo espanhol pediu, dia 9, assistência financeira para levar a cabo o saneamento do sistema bancário. Bruxelas abriu uma linha de crédito de 100 mil milhões de euros, ou seja, dez por cento do PIB do país. UE e FMI fiscalizarão o processo.

Povos pagam crise do capital

Entre Outubro de 2008 e o mesmo mês de 2011, a Comissão Europeia aprovou ajudas estatais a favor de instituições financeiras que ascendem a 4,5 biliões (milhões de milhões), montante astronómico que corresponde a 37 por cento do Produto Interno Bruto dos 27 estados...

Mineiros isolam Astúrias

O principado das Astúrias ficou isolado do resto da Espanha em resultado dos enérgicos protestos dos mineiros, que coincidiram com a greve dos transportes regionais iniciada no dia 4. Durante a semana passada, centenas de mineiros efectuaram 109 cortes de estrada e quatro...

PE abriga anticomunismo

Uma conferência internacional intitulada «Quadro Legal dos Crimes Comunistas» teve lugar, dia 5, no Parlamento Europeu, organizada, entre outros, pelo Partido Popular Europeu e pela «Plataforma Europeia Memória e Consciência». A propósito desta iniciativa, o grupo dos...

Greve na <i>Halyvourgia</i> julgada ilegal

Um tribunal de Atenas declarou, dia 6, «ilegal» a heróica greve dos operários siderúrgicos gregos da Hellenic Halyvourgia, que lutam há nove meses consecutivos contra os despedimentos e a redução dos salários. A decisão judicial, que poderá...

Destruir empregos para depois criá-los?

«Rumo a uma recuperação geradora de emprego» – é este o nome da estratégia da Comissão Europeia (CE) para a criação de postos de trabalho na União Europeia. Estratégia essa que a direita e a social-democracia europeias aplaudem com uma ou...