Mineiros isolam Astúrias

Image 10642

O principado das Astúrias ficou isolado do resto da Espanha em resultado dos enérgicos protestos dos mineiros, que coincidiram com a greve dos transportes regionais iniciada no dia 4.

Durante a semana passada, centenas de mineiros efectuaram 109 cortes de estrada e quatro cortes de linhas ferroviárias, envolvendo-se em duros e desiguais confrontos com a polícia de choque.

Recorde-se que o sector entrou em luta, em 25 de Maio, contra a redução de 63 por cento dos subsídios estatais à extracção de carvão, cerca de 200 milhões de euros, uma gota de água em comparação com o empréstimo externo de 100 mil milhões para sanear a banca.

Contudo, os sindicatos afirmam que a medida provocará o encerramento das minas pondo em causa 25 mil postos de trabalho, directos e indirectos. UGT e CCOO convocaram nova greve para dia 18, abrangendo as Astúrias, Castela e Leão, e Aragão.



Mais artigos de: Europa

Espanha intervencionada

O governo espanhol pediu, dia 9, assistência financeira para levar a cabo o saneamento do sistema bancário. Bruxelas abriu uma linha de crédito de 100 mil milhões de euros, ou seja, dez por cento do PIB do país. UE e FMI fiscalizarão o processo.

Maioria presidencial

Os franceses confirmaram a sua aposta em François Hollande, dando a vitória ao Partido Socialista e seus aliados, na primeira volta das legislativas realizadas no domingo, 10.

Povos pagam crise do capital

Entre Outubro de 2008 e o mesmo mês de 2011, a Comissão Europeia aprovou ajudas estatais a favor de instituições financeiras que ascendem a 4,5 biliões (milhões de milhões), montante astronómico que corresponde a 37 por cento do Produto Interno Bruto dos 27 estados...

PE abriga anticomunismo

Uma conferência internacional intitulada «Quadro Legal dos Crimes Comunistas» teve lugar, dia 5, no Parlamento Europeu, organizada, entre outros, pelo Partido Popular Europeu e pela «Plataforma Europeia Memória e Consciência». A propósito desta iniciativa, o grupo dos...

Greve na <i>Halyvourgia</i> julgada ilegal

Um tribunal de Atenas declarou, dia 6, «ilegal» a heróica greve dos operários siderúrgicos gregos da Hellenic Halyvourgia, que lutam há nove meses consecutivos contra os despedimentos e a redução dos salários. A decisão judicial, que poderá...

Destruir empregos para depois criá-los?

«Rumo a uma recuperação geradora de emprego» – é este o nome da estratégia da Comissão Europeia (CE) para a criação de postos de trabalho na União Europeia. Estratégia essa que a direita e a social-democracia europeias aplaudem com uma ou...