No quinto aniversário da morte de Alberto Vilaça

Ad­vo­gado de Coimbra, Al­berto Vi­laça foi um des­ta­cado membro do PCP. Da sua bi­o­grafia po­lí­tica fazem parte a par­ti­ci­pação nas co­mis­sões cen­trais do MUD Ju­venil e do MND, bem como na Co­missão Na­ci­onal do III Con­gresso da Opo­sição De­mo­crá­tica. Preso seis vezes, passou quatro anos e meio na prisão. Autor de vasta obra li­te­rária e his­tó­rica, foi con­de­co­rado com a Ordem da Li­ber­dade.

Quando se as­si­nala o quinto ani­ver­sário da sua morte, pu­bli­camos este poema que Ur­bano Ta­vares Ro­dri­gues nos fez chegar à re­dacção.

 

À me­mória de Al­berto Vi­laça

Poema a um herói dis­creto

 

O teu dis­curso apagou-se

quando o sol se punha

num es­plendor

de pri­ma­vera eterna

 

Foste um de­ci­frador

de enigmas

 

Co­rus­cante e afec­tuoso

 

Ven­cias a lin­guagem de pedra

dos teus ad­ver­sá­rios

 

A tua era uma lin­guagem

de sangue ge­ne­roso

 

Lembro-me da tua torre

cheia de aves ce­lestes

 

Nela te re­fu­gi­avas

às vezes

 

Pas­savam eles em baixo

com cestos de in­sultos

e armas cruéis,

elas com os seus le­ques

de abe­lhas

 

Cer­cavam-te

 

Mas ven­cias sempre

com a ro­bustez

do teu ideal

 

Ur­bano Ta­vares Ro­dri­gues

 



Mais artigos de: PCP

Razão para resistir e avançar

Reu­nidos em As­sem­bleia de Or­ga­ni­zação, dia 5, os co­mu­nistas de Coimbra ana­li­saram a si­tu­ação po­lí­tica e so­cial e a sua tra­dução con­creta na re­gião, no­taram as de­bi­li­dades e os avanços no tra­balho do Par­tido, ele­geram a nova di­recção. Tudo isto a cul­minar um amplo pro­cesso de­mo­crá­tico re­a­li­zado a par da luta de massas, a qual, su­bli­nharam, será mais forte quanto mais re­for­çado es­tiver o PCP.

Falar do que interessa

Os de­pu­tados do PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica Ber­nar­dino So­ares, An­tónio Fi­lipe e Agos­tinho Lopes es­ti­veram nos Açores, onde con­tac­taram com ins­ti­tui­ções lo­cais e com a po­pu­lação.

Defender a Segurança Social

A de­fesa das ca­rac­te­rís­ticas do sis­tema pú­blico de Se­gu­rança So­cial as­sume um papel in­subs­ti­tuível na ga­rantia de pro­tecção so­cial dos por­tu­gueses, re­a­firmou an­te­ontem o PCP.

A luta continua na <i>Cerâmica de Valadares</i>

A luta dos trabalhadores da Cerâmica de Valadares pelo direito ao trabalho e ao salário está longe de estar terminada. Como realça a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP num comunicado de dia 4, os trabalhadores receberam cerca de 150 euros referentes ao mês de...

25 de Abril sempre!

Os 38 anos do 25 de Abril foram assinalados com um convívio na sede da Soeiro Pereira Gomes, no qual participaram dezenas de funcionários e colaboradores da estrutura central do PCP. Depois de uma breve intervenção de Jorge Pires, da Comissão Política,...