Agricultores num verdadeiro calvário

Muita parra e pouca uva

A CNA responsabiliza o Governo pelos bloqueios do sistema informático do IFAP às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) para 2012, que estão a transformar a vida dos agricultores e das organizações agrícolas num verdadeiro calvário.

CNA reclama o desbloqueamento do sistema das candidaturas

Image 10125

«Decorrido já um mês desde o “início” oficial desta campanha de apresentação das candidaturas e devido à incapacidade do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e do Ministério da Agricultura em simplificarem processos e em operacionalizarem o sistema informático, muitos milhares de agricultores, em dezenas de concelhos, não conseguem fazer as suas candidaturas às ajudas PAC – no âmbito do chamado Pedido único», esclarece a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), lembrando que esta situação «acontece apesar do trabalho imenso e competente das organizações agrícolas que, no terreno, também executam a tarefa mediante «protocolo» subscrito com a IFAP.

Recorde-se que, a nível nacional, haverá, anualmente, cerca de 200 mil potenciais agricultores candidatos a essas ajudas. Desse número, até ao dia 29 de Março, apenas foram submetidas 15 576 candidaturas, sendo que, para este efeito, os prazos regulamentares fixados pela União Europeia terminam a 30 de Abril para os prémios aos ovinos e caprinos e a 15 de Maio para as restantes ajudas elegíveis. O ano passado, a esta mesma data, já tinham sido feitas 76 809 candidaturas.

Neste sentido, a CNA reclama o rápido desbloqueamento do sistema das candidaturas, sem penalizações para os agricultores.

Sobre as ajudas aos agricultores por causa da seca, a CNA lamenta que estas sejam «praticamente nenhumas» e, ainda assim, «aparecem destinadas aos maiores proprietários e a grandes empresas ligadas à pecuária». «Os preços à produção mantêm-se em baixa, enquanto que os preços dos factores de produção não param de subir, atingindo recordes históricos», lamenta a Confederação, que apela à participação de todos os agricultores na concentração nacional que se vai realizar no dia 4 de Maio em Lisboa.



Mais artigos de: Nacional

Fracasso na política de Rui Rio

Pedro Carvalho, vereador na Câmara do Porto, denunciou domingo «o fracasso» da reabilitação do Centro Histórico e da intervenção da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU).

Governo adia candidatura para 2013

O Governo decidiu adiar por um ano (2013) a candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, entregue, no dia 28 de Março, à Comissão Nacional da UNESCO. Em comunicado, a Comissão Executiva da Candidatura salientou que agora,...

Governo discrimina

O Colectivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro acusa o Governo de tratar os portugueses residentes no estrangeiro como «cidadãos de segunda categoria». «Ao contrário do que acontece com os portugueses que residem em território português, os portugueses...

Redução de verbas é intolerável

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) acusa o Governo de «condenar milhares de cidadãos» a não poderem ter uma vida activa e produtiva devido ao corte de quase quatro milhões no valor do financiamento em 2012 para ajudas técnicas. Para o presidente da APD,...