Governo adia candidatura para 2013
O Governo decidiu adiar por um ano (2013) a candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, entregue, no dia 28 de Março, à Comissão Nacional da UNESCO.
Em comunicado, a Comissão Executiva da Candidatura salientou que agora, mais do que nunca, «é necessário demonstrar a força do cante alentejano e tudo o que esta expressão cultural representa para os alentejanos e para a história social e cultural do Alentejo».
«O adiamento da entrega da candidatura impõe que o trabalho já realizado tenha continuidade», salienta a Comissão, considerando que as acções já concretizadas «devem prosseguir, sem que haja a tentação de desbaratar a qualidade das peças cientificas e culturais produzidas». Um trabalho que deve ser feito por todos – grupos corais, autarquias, instituições e pessoas singulares –, de forma a demonstrar que «o cante alentejano reúne todas as condições para obter o reconhecimento da UNESCO e integrar a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade».