Mexidas no pacote laboral são um ataque brutal ao mundo do trabalho

Injustiça e indignidade

Foi aprovada, na generalidade, pela maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, a proposta de lei que altera o Código do Trabalho. Para o PCP, que votou contra (PEV e BE também), este é um ataque soez, vil e brutal aos trabalhadores e seus direitos que só pode merecer repúdio e rejeição total, dando razão a uma luta que prossegue no Parlamento (debate na especialidade), nas empresas e nas ruas.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Assembleia da República

Nem «bíblia» nem «vaca sagrada»

A justificação do Governo para o novo golpe brutal contra os trabalhadores através de mexidas na legislação laboral – mais competitividade e crescimento económico – não bate certo com as últimas previsões do Banco de Portugal que apontam para estagnação e mais desemprego. «Alguém está a enganar alguém», concluiu o Secretário-geral do PCP, perante o óbvio desfasamento.

Governo sacrifica Cultura

Cancelar concursos para apoio às artes, além de revelador da desvalorização e pouco apreço do Governo pela Cultura, assume o carácter de «uma outra forma de censura». Quem o diz é o PCP, que acusa o Governo de estar a impor um autêntico «garrote financeiro» às estruturas de criação cultural e artística.

Comissão de inquérito ao <i>BPN</i>

A audição de ex-governantes e actuais governantes na nova comissão de inquérito ao BPN é defendida pelo PCP, sendo vista mesmo como uma necessidade «absolutamente incontornável». Esta posição foi assumida pelo deputado comunista Honório Novo na...

Recessão e desemprego

Uma contracção de 3,4 por cento para este ano e uma estagnação em 2013, assim será o comportamento da nossa economia, segundo as previsões do Banco de Portugal, que aponta ainda para mais desemprego. Para o PCP, a «brutalidade» e a «crueza» de tais...