Assembleias e plenários
A organização partidária deve constituir-se como uma verdadeira «comissão de luta de massas». Esta foi uma das conclusões da IX Assembleia da Organização Concelhia de São João da Madeira do PCP, realizada no passado sábado e que contou com a presença de Carlos Gonçalves, da Comissão Política. Na assembleia foi eleita a nova Comissão Concelhia, que ficou composta por 15 membros.
Na resolução política salienta-se que o concelho, sendo «fortemente industrializado e de comércio e serviços», continua a perder muitas das suas unidades industriais e comerciais, de que é exemplo emblemático a Oliva.
Em Nanterre realizou-se, no domingo, um plenário de militantes do PCP na região de Paris, no qual participou Rosa Rabiais, do CC. Os emigrantes comunistas criticaram duramente os cortes no Ensino do Português no Estrangeiro e na rede consular. Cortes esses que fazem dos emigrantes e suas famílias portugueses «de segunda», sem direito ao ensino da sua própria língua nem a serviços de qualidade.
Do plenário saiu a determinação do PCP de lutar – em Portugal como em França – pelo investimento no ensino da língua e pela consolidação da rede consular naquele país onde vive mais de um milhão de portugueses.