Assembleias e plenários

A organização partidária deve constituir-se como uma verdadeira «comissão de luta de massas». Esta foi uma das conclusões da IX Assembleia da Organização Concelhia de São João da Madeira do PCP, realizada no passado sábado e que contou com a presença de Carlos Gonçalves, da Comissão Política. Na assembleia foi eleita a nova Comissão Concelhia, que ficou composta por 15 membros.

Na resolução política salienta-se que o concelho, sendo «fortemente industrializado e de comércio e serviços», continua a perder muitas das suas unidades industriais e comerciais, de que é exemplo emblemático a Oliva.

Em Nanterre realizou-se, no domingo, um plenário de militantes do PCP na região de Paris, no qual participou Rosa Rabiais, do CC. Os emigrantes comunistas criticaram duramente os cortes no Ensino do Português no Estrangeiro e na rede consular. Cortes esses que fazem dos emigrantes e suas famílias portugueses «de segunda», sem direito ao ensino da sua própria língua nem a serviços de qualidade.

Do plenário saiu a determinação do PCP de lutar – em Portugal como em França – pelo investimento no ensino da língua e pela consolidação da rede consular naquele país onde vive mais de um milhão de portugueses.



Mais artigos de: PCP

Causas cruciais para o futuro do País

O Secretário-geral do PCP dedicou os dois dias do fim-de-semana a outros tantos temas, de crucial importância para o futuro do País – o Poder Local Democrático e as pescas.

Garantir o direito a pescar

No domingo, Jerónimo de Sousa participou num debate promovido conjuntamente pelo Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu e pelo PCP sobre o futuro das pescas em Portugal e a reforma da Política Comum de Pescas....

Alpiarça

No dia em que o Governo confirmava a imposição do alargamento do horário de trabalho no sector privado em mais meia hora por dia, Jerónimo de Sousa, num jantar em Alpiarça promovido pela organização local do Partido, apelava à luta contra...

Novos e graves passos na extorsão da soberania

As conclusões do Conselho Europeu dos dias 8 e 9 mereceram fortes críticas da parte do PCP, que considerou que dali saiu o agravamento da concentração e centralização do poder na União Europeia.

Determinação que derruba os mais fortes portões

A fuga de oito destacados dirigentes e militantes comunistas do Forte de Caxias num carro blindado de Salazar, a 4 de Dezembro de 1961, constituiu um rude golpe no aparelho repressivo do regime fascista português e devolveu à liberdade e à luta valiosos quadros revolucionários. Para o êxito desta fuga foi necessária muita imaginação, coragem e firmeza.

Alves Redol homenageado no Douro

Continua por todo o País a celebração do centenário do nascimento do escritor comunista Alves Redol. Depois da sessão pública em que participou o Secretário-geral do PCP, em Lisboa, e da homenagem da Comissão Concelhia de Vila Franca de...

Ermesinde

Foi inaugurado no passado dia 10 o novo Centro de Trabalho do PCP em Ermesinde, situado junto ao Parque Urbano. Participaram na inauguração mais de 50 militantes e amigos do Partido, que escutaram as intervenções de Adelino Soares, da Comissão Concelhia, e de...