Movimento de Indignados protesta em Nova Iorque

O mo­vi­mento so­cial norte-ame­ri­cano Os In­dig­nados Nova-ior­quinos – também co­nhe­cidos pelo lema «Ocupem Wall Street» – in­formou no seu sítio na In­ternet, este do­mingo, que entre 85 a uma cen­tena dos seus ac­ti­vistas foram presos por forças po­li­ciais de Nova Iorque du­rante o fim-de-se­mana.

Se­gundo o mo­vi­mento, a re­pressão po­li­cial in­ten­si­ficou-se nos úl­timos dias, numa ma­ni­festa ten­ta­tiva de evitar que os pro­testos, de­sen­ca­de­ados a 17 de Se­tembro, ga­nhem pro­jecção. Nesse sá­bado, um pro­testo pa­cí­fico contra a si­tu­ação eco­nó­mica que se vive nos EUA, con­vo­cado pela In­ternet, juntou cerca de 700 pes­soas, na mai­oria jo­vens, às portas de Wall Street, o centro fi­nan­ceiro de Nova Iorque. A ideia ini­cial era acampar «li­te­ral­mente» em Wall Street até que as suas rei­vin­di­ca­ções contra a «ga­nância cor­po­ra­tiva» dos bancos e das em­presas fossem ou­vidas e aca­tadas, mas a po­lícia dis­persou os ma­ni­fes­tantes e blo­queou todas as ruas pró­ximas da Bolsa.

O mo­vi­mento, no en­tanto, não des­mo­bi­lizou. Desde a pas­sada quinta-feira, 22, a con­tes­tação passou a ter mais dois mo­tivos: as ajudas à banca com di­nheiro pú­blico e a exe­cução na Ge­orgia de Troy Davis, um afro-ame­ri­cano con­de­nado pela ale­gada morte de um po­lícia num pro­cesso pleno de ir­re­gu­la­ri­dades. Basta dizer que sete das nove tes­te­mu­nhas ne­garam as suas pri­meiras de­cla­ra­ções, con­fes­sando não poder in­cri­minar Davis, que as provas de ADN foram in­con­clu­sivas e que a arma do crime nunca foi en­con­trada. O caso gerou fortes pro­testos, cul­mi­nando numa ma­ni­fes­tação em que par­ti­ci­param mais de mil pes­soas, sá­bado, em Nova Iorque. Os ma­ni­fes­tantes aca­baram por des­filar até Wall Street, onde se jun­taram aos In­dig­nados. A po­lícia car­regou sobre todos, fa­zendo vá­rias pri­sões.

«Neste mo­mento os nossos mi­li­tantes dis­cutem em Li­berty Square como res­ponder a este nível de agressão po­li­cial sem pre­ce­dentes. Co­lo­caram na rua um po­lícia por cada dois ma­ni­fes­tantes», re­fere a nota de im­prensa dos In­dig­nados.

A mai­oria dos de­tidos, in­forma o mo­vi­mento, foram acu­sados de obs­trução ao trân­sito, apesar de al­guns terem sido presos por tirar fo­to­gra­fias ou cri­ticar a acção da po­lícia.

Os pro­testos, pro­metem, vão con­ti­nuar: «Agora mais do que nunca es­tamos con­ven­cidos de estar a fazer algo ne­ces­sário e cor­recto», re­fere o mo­vi­mento, ga­ran­tindo que em breve es­tarão «também em Pho­enix, Mon­treal, Cle­ve­land, Atlanta, Kansas City, Dallas, Or­lando e Miami. Cres­ce­remos e per­sis­ti­remos na luta até ver ac­ções reais para mudar este país e o mundo».

No co­mu­ni­cado di­vul­gado na In­ternet, os norte-ame­ri­canos ma­ni­festam ainda a sua so­li­da­ri­e­dade com os mo­vi­mentos con­gé­neres (de In­dig­nados) de Ma­drid, San Fran­cisco, Los An­geles, Ma­dison, To­ronto, Lon­dres, Sydney, Es­tu­garda, Tó­quio, Milão, Ames­terdão, Te­la­vive, Por­tland, Chi­cago e Pa­les­tina».



Mais artigos de: Internacional

O Estado 194 será a Palestina.

O Con­selho de Se­gu­rança da ONU co­meçou a ana­lisar esta se­gunda-feira, 26, em Nova Iorque, o pe­dido do pre­si­dente da Au­to­ri­dade Na­ci­onal Pa­les­ti­niana, Mah­moud Abbas, de re­co­nhe­ci­mento do Es­tado da Pa­les­tina.

René González obrigado a ficar em Miami

René Gon­zález, um dos Cinco pa­tri­otas cu­banos ile­gal­mente presos nos EUA, foi con­de­nado a passar três anos de li­ber­dade con­di­ci­onal em Miami, antro da ex­trema-di­reita anti-cu­bana.

Professores chilenos propõem referendo

«A educação deve voltar a ser uma responsabilidade do Estado, gratuita, de qualidade e sem preocupações de lucro em todos os graus de ensino?» – esta a pergunta que o Colégio de Professores do Chile se propõe colocar em referendo nacional nos próximos...

Contra a privatização da electricidade

Os trabalhadores do Instituto Costa-riquenho de Electricidade (ICE) voltaram a parar esta segunda-feira, 26, e a marchar em protesto contra a privatização da energia eléctrica no país, em Sabana Norte, a oeste da capital, San José. Sublinhando que esta luta não é por...

A <i>MANIFIESTA</i> do PTB

Uma delegação do PCP, integrada por Rui Paz, da Secção Internacional do PCP, participou na «Manifiesta», a festa do órgão central do Partido do Trabalho Belga, Solidaire, que decorreu no passado Sábado, dia 24 de Setembro. Na «Manifiesta»...