Costa Rica

Contra a privatização da electricidade

Os trabalhadores do Instituto Costa-riquenho de Electricidade (ICE) voltaram a parar esta segunda-feira, 26, e a marchar em protesto contra a privatização da energia eléctrica no país, em Sabana Norte, a oeste da capital, San José.

Sublinhando que esta luta não é por salários nem por benefícios mas sim pela segurança energética da Costa Rica, um comunicado da Frente Interna dos Trabalhadores do ICE, citado pela Prensa Latina, adverte para as consequências do possível «desmantelamento do Sector de Telecomunicações» se for por diante a política do governo a favor dos investidores privados.

A liquidação do ICE, bem como de tudo o que se relaciona com o Plano de Contingência Eléctrica, é resultado do Tratado de Livre Comércio com os EUA (2006-2007). Na ocasião, o sector ficou livre de ingerências, mas a voracidade do acordo exige agora a abertura desta importante actividade à ganância do capital, referem os dirigentes sindicais.

«Demonstremos aos que querem desmantelar o ICE que ainda temos força e coragem para defender esta nobre instituição», apelaram, numa alusão a outras lutas por idênticos motivos que ficaram conhecidas como Combo 2002. Nessa altura, os trabalhadores tiveram o apoio massivo do povo costa-riquenho, que demonstrou nas ruas a sua firme disposição de preservar a integridade da instituição estatal autónoma, criada em Abril de 1949.



Mais artigos de: Internacional

O Estado 194 será a Palestina.

O Conselho de Segurança da ONU começou a analisar esta segunda-feira, 26, em Nova Iorque, o pedido do presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, de reconhecimento do Estado da Palestina.

René González obrigado a ficar em Miami

René González, um dos Cinco patriotas cubanos ilegalmente presos nos EUA, foi condenado a passar três anos de liberdade condicional em Miami, antro da extrema-direita anti-cubana.

Movimento de Indignados protesta em Nova Iorque

O movimento social norte-americano Os Indignados Nova-iorquinos – também conhecidos pelo lema «Ocupem Wall Street» – informou no seu sítio na Internet, este domingo, que entre 85 a uma centena dos seus activistas foram presos por forças policiais de Nova Iorque durante o...

Professores chilenos propõem referendo

«A educação deve voltar a ser uma responsabilidade do Estado, gratuita, de qualidade e sem preocupações de lucro em todos os graus de ensino?» – esta a pergunta que o Colégio de Professores do Chile se propõe colocar em referendo nacional nos próximos...

A <i>MANIFIESTA</i> do PTB

Uma delegação do PCP, integrada por Rui Paz, da Secção Internacional do PCP, participou na «Manifiesta», a festa do órgão central do Partido do Trabalho Belga, Solidaire, que decorreu no passado Sábado, dia 24 de Setembro. Na «Manifiesta»...