Também quer/vai ser responsável pela degradação da situação social?

Facto: de acordo com os dados publicados pelo IEFP, o número de desempregados registados no distrito de Aveiro no mês de Fevereiro de 2011 era de 37 249. Apenas 19 052 auferiam subsídio de desemprego, isto é apenas 51,14 por cento – metade – tinham protecção social.

Facto: em Fevereiro de 2010, 25 737 desempregados tinham protecção social, existindo um corte de 35 por cento nesta prestação até Fevereiro de 2011.

Facto: as mulheres continuam a ser mais afectadas, eram 21 913 em Fevereiro 2011, 58,82 por cento dos desempregados registados no distrito de Aveiro.

Facto: os desempregados de longa duração atingem 18 032 trabalhadores, 48,41 por cento do desemprego do distrito de Aveiro.

Facto: o desemprego registado dos jovens com idade inferior a 34 anos, é de 12 434, ou seja 33,38 por cento do desemprego registado no distrito de Aveiro.

Facto: Aveiro continua a ser o quinto distrito com mais desemprego registado.

Facto: eram titulares de abono de família, em Fevereiro de 2010, 123 288 crianças em Aveiro. Em Fevereiro de 2011, esse número decresceu para 83 037 – menos 40 251 crianças a receber o abono de família (menos 48,5 por cento)!

Facto: o centro de emprego prometido pelo Governo há quase um ano em Santa Maria da Feira ainda não está construído nem se sabe se estará.

Facto: a Rohde fechou. A Ecco ou reduziu ou despediu muitas centenas de trabalhadoras (es). Milhares de desempregados sem protecção social.

Facto: a discriminação salarial na cortiça persiste, as mulheres continuam a ganhar menos 97 euros do que os homens para trabalho igual, perante a inércia das entidades competentes.

Facto: a Feira apenas conta com dois inspectores do trabalho que têm a seu cargo os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra.

Facto: a ministra do Trabalho que assinou com os patrões e a UGT a diminuição salarial, a destruição da contratação colectiva, a facilitação dos despedimentos será candidata no distrito de Aveiro pelo PS.

Facto: a ministra do Trabalho que roubou 15 euros no aumento do salário mínimo nacional desrespeitando a promessa feita aos portugueses.

Helena André, ministra do Trabalho, senhora que assinou todos os diplomas legais que conduziram aos factos descritos, foi apresentada com pompa e circunstância como cabeça de lista do PS para o distrito. Quer mesmo que esta senhora continue a cortar nas prestações sociais, a ser responsável pelo aumento do desemprego, pela diminuição dos salários, pelo aumento da pobreza? É que está nas suas mãos eleger deputados por Aveiro. Eleger esta «senhora», que tanto mal tem feito ao distrito de Aveiro. Quer ser responsável juntamente com ela?


# Lúcia Gomes, candidata da CDU pelo distrito de Aveiro às Eleições Legislativas 2011



Mais artigos de: Legislativas 2011

Dar resposta à juventude

Na apresentação das «20 medidas urgentes para a juventude», que aconteceu, sábado, no Espaço Vitória, em Lisboa, Jerónimo de Sousa salientou que «está nas mãos de cada um assegurar, com o seu voto na CDU, a inadiável ruptura com a política de direita e a construção de uma nova política patriótica e de esquerda que os jovens e o País tanto precisam».

Contra o rumo de desastre nacional

A CDU realizou, no dia 19 de Abril, a sua primeira Jornada Nacional de propaganda – no quadro das presentes eleições legislativas – contra a intenção do Governo PS, com o apoio do PSD, do CDS e do Presidente da República, de abrir caminho a uma intervenção externa em Portugal por parte da União Europeia e do FMI.

O voto da mudança!

A CDU apresentou, publicamente, em Beja, os seus candidatos pelo distrito às eleições de 5 de Junho, de onde vão sair os 230 deputados à Assembleia da República.

Inverter o rumo de crise

A CDU entregou, no dia 13 de Abril, no Tribunal de Vila Real, o processo eleitoral de candidatura às eleições para a Assembleia da República que se irão realizar no dia 5 de Junho. Na ocasião, entre outros, estiveram presentes o mandatário distrital, Frederico Neves, e o...

Campanha de proximidade

No dia 16 de Abril, na Escola Quinta das Palmeiras, na Covilhã, teve lugar a sessão pública de apresentação da lista da CDU às próximas eleições legislativas de 5 de Junho. Uma iniciativa que contou com a presença, entre muitos outros, de Ana...

Esclarecer os trabalhadores

Por iniciativa da Juventude CDU, Rita Rato, deputada do PCP à Assembleia da República, participou, no dia 18 de Abril, numa iniciativa de contacto com os trabalhadores das grandes superfícies comerciais na Península de Setúbal, nomeadamente no Fórum Almada, Rio Sul e Fórum...

Percurso de trabalho

Em Portalegre, a CDU apresentou, no dia 19, no Museu da Tapeçaria Guy Fino, a sua lista pelo círculo eleitoral do distrito. Diogo Júlio Serra é o mandatário distrital, e António Paula Campos o mandatário concelhio. A lista é constituída por Luísa...

«Um milhão de contactos»

No âmbito da iniciativa «Um milhão de contactos», a CDU levou a efeito, no dia 23 de Abril, com a participação de Honório Novo, candidato da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, uma acção pelo concelho de Matosinhos, que percorreu o Mercado de S. Mamede,...

<i>Outdoor</i> da CDU

Está já afixado o primeiro cartaz outdoor da CDU para as eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho. O cartaz centra-se na rejeição da presença do FMI em Portugal e da política de direita seguida há 35 anos por PS, PSD e CDS....

Defender a escola pública

Paula Baptista, terceira candidata da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, e João Pires, do Comité Central do PCP, manifestaram-se contra o reordenamento da rede escolar em Vila Nova de Gaia, uma vez que contraria «os conceitos base» de um projecto de educação, «seja...