Vitalidade e força de um projecto
O Secretário-geral do PCP esteve em Braga, no dia 5, a participar num encontro de quadros do Partido no distrito que juntou cerca de centena e meia de militantes. Em várias intervenções destacou-se a necessidade de reforçar o Partido nas empresas e locais de trabalho, intensificando a afirmação das suas propostas junto dos trabalhadores, dos jovens e da população em geral. A denúncia dos problemas concretos, dando-lhes visibilidade ao nível institucional e expressão através da luta organizada é o caminho para ligar o Partido às massas, reafirmou-se no encontro.
No balanço efectuado à campanha eleitoral para as presidenciais foi destacada a importância da apresentação da candidatura de Francisco Lopes. Para além de única pelo seu projecto, clareza e descomprometimento com as políticas de direita, foi também única por ter trazido a debate os reais problemas do País e por ter estado sempre em contacto com a população. Foram valorizados no debate vários momentos da campanha, como a empresa onde se fez uma distribuição de documentos durante a campanha e que, dias depois, teve uma adesão de 100 por cento à acção de luta marcada pela União dos Sindicatos de Braga.
Opinião geral foi também a de que a dinâmica e a força imprimidas na afirmação da candidatura de Francisco Lopes durante a campanha eleitoral continuarão a fazer parte do trabalho da organização e das batalhas que se avizinham. Jerónimo de Sousa, na sua intervenção de abertura ao encontro, reafirmou que a «confiança nos trabalhadores e no povo» será essencial para o PCP, também em Braga, olhar e andar para a frente».
A continuidade das políticas de direita foram preocupações presentes no encontro de quadros, onde se destacou o agravamento das desigualdades sociais e o aumento da pobreza, do desemprego, da precariedade e da instabilidade no distrito. Mas estiveram também presentes os compromissos em prosseguir a luta contra as políticas anti-sociais do Governo, pelo aumento real dos salários e a melhoria de condições de vida dos trabalhadores.
Contributo essencial para o reforço da organização e ligação do Partido às massas serão as comemorações do 90.º aniversário do PCP, com várias iniciativas já marcadas no distrito. Como conclusão do encontro ficou a certeza de que o PCP continuará a demonstrar toda a sua vitalidade e força na transformação do País, através da sua intervenção e do seu projecto.