Defender o sector ferroviário público

Jerónimo de Sousa participou, no dia 3, num encontro com organizações representativas dos trabalhadores do sector ferroviário e com utentes dos transportes públicos. O encontro, realizado em Lisboa, teve como objectivo debater os problemas com que o sector se defronta, entre os quais se destacam a privatização prevista de algumas das suas mais significativas empresas e o feroz ataque contra os trabalhadores e os utentes e contra a própria economia nacional.

Após sublinhar que o PS e o PSD desenvolvem hoje uma «política de desastre nacional que tem que ser parada», Jerónimo de Sousa resumiu a situação do sector da seguinte forma: os utentes pagam cada vez mais por menos transportes; os ferroviários recebem cada vez menos salário por mais trabalho; o País fica cada vez mais pobre enquanto a banca e o restante capital vão engordando.

O Secretário-geral do PCP teve ainda oportunidade de reafirmar a sua confiança na capacidade de resistência e luta dos trabalhadores do sector e a sua convicção de que só com a luta esta «política de desastre nacional» pode ser travada. Nesta luta, os trabalhadores e os utentes podem continuar a contar com a «total, activa e consequente solidariedade do PCP», acrescentou Jerónimo de Sousa.

Considerando que a luta contra a privatização do sector ferroviário nacional está profundamente vinculada com a luta pelo futuro de Portugal, o dirigente do PCP realçou que esta une os interesses dos trabalhadores, dos utentes e de todo o povo. Sendo uma luta contra o aumento da exploração e do custo de vida, afirmou, é igualmente uma luta pela «soberania nacional e pela defesa do aparelho produtivo nacional».



Mais artigos de: PCP

O Partido que dá confiança

O Centro de Trabalho da Boavista do PCP, no Porto, acolheu no dia 4 mais de três centenas de militantes comunistas, na reunião de quadros da Organização Regional do Porto, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

Vitalidade e força de um projecto

O Secretário-geral do PCP esteve em Braga, no dia 5, a participar num encontro de quadros do Partido no distrito que juntou cerca de centena e meia de militantes. Em várias intervenções destacou-se a necessidade de reforçar o Partido nas empresas e locais de trabalho, intensificando a...

Produzir mais para dever menos

Jerónimo de Sousa jantou em Vila Real, no sábado, com largas dezenas de militantes e simpatizantes do Partido. Na intervenção ali proferida, várias vezes interrompida pelos aplausos dos presentes – que enchiam por completo o espaço –, o Secretário-geral do PCP...

Biblioteca Avante!

Com este número é posto à venda o novo livro da Biblioteca Avante!, Nenhum Homem é Estrangeiro, da autoria do escritor norte-americano Joseph North. O preço de capa é de 9.50 euros.