RPD da Coreia faz votos de paz
A República Popular Democrática da Coreia saudou a entrada do novo ano manifestando o desejo de que 2011 traga o desanuviamento das relações com a Coreia do Sul. «O perigo de uma guerra deve desaparecer e a paz deve ser salvaguardada na península», diz a mensagem publicada em vários jornais do país e divulgada pela AFP.
Advertindo que um conflito pode significar um holocausto nuclear na região e lembrando que o seu exército está pronto para defender o território de qualquer ataque, a Coreia do Norte sublinhou, com maior ênfase, que «o confronto entre o Norte e o Sul deve acabar o mais cedo possível» e, nesse sentido, ambas as partes devem lançar no novo ano «uma campanha mais determinada para melhorar as relações intercoreanas», criando um ambiente favorável «ao diálogo e cooperação».
As autoridades de Pyongyang manifestaram-se ainda confiantes de que os sectores reaccionários da Coreia do Sul que em 2010 mostraram a sua natureza beligerante não triunfarão, e que a segunda década do século XXI assinalará o fim da trágica divisão da Península Coreana.
Em resposta, o presidente sul-coreano insistiu que não irá permitir que a vizinha do Norte «cobice um centímetro do nosso território» e que «não será tolerada provocação alguma que suponha uma ameaça às nossas vidas e propriedades. Tais provocações serão enfrentadas com uma reacção severa e forte», disse.