Precariedade nos bolseiros

A Direcção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) denunciou, na passada semana, a tendência que se observa nas universidades portuguesas de consagrar, em regulamentos universitários ou regulamentos de investigação das universidades, o recurso a bolseiros de investigação para prestação de serviço docente não remunerado.

«Tal já se encontra em prática em algumas universidades, e tem sido proposto em edições recentes de regulamentos internos de algumas instituições, como é o caso da Universidade de Aveiro», informa a ABIC, lembrando que esta «tendência» visa «abranger não só os bolseiros de investigação mas também outros investigadores, nomeadamente os que foram contratados ao abrigo dos programas Ciência».

Para a Associação dos Bolseiros esta prática, que aproveita a precariedade dos bolseiros de investigação e o seu interesse em fortalecer o seu curriculum e as suas possibilidades de um futuro mais estável, constitui uma forma de exploração da competência intelectual dos bolseiros ao prever trabalho qualificado não remunerado. Para contrariar esta ilegalidade, a ABIC lançou, entretanto, um abaixo-assinado (http://www.petitiononline.com/trabpago/petition.html), apelando a todos os membros do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologias que o subscrevam, demonstrando a sua solidariedade e rejeição deste abuso.

Aproveitando a ocasião, dão ainda conta da realização, no dia 26 de Novembro, da quarta edição da Conferência de Emprego Científico, que estará subordinada ao tema «Ciência e Desenvolvimento». Esta iniciativa terá lugar na Fundação Eng. António de Almeida, no Porto.

 



Mais artigos de: Nacional

Uma sociedade cada vez mais injusta e desigual

A propósito das comemorações do Dia Mundial do Idoso, que teve lugar a 1 de Outubro, a Confederação Nacional dos Reformados Pensionistas e Idosos (MURPI) manifestou solidariedade com todos aqueles que são afectados nas áreas da saúde, da protecção social e das pensões.

 

Decisão polémica nos <i>CTT</i>

O Partido Ecologista «Os Verdes» reclamou ao Governo esclarecimentos sobre algumas decisões do Conselho de Administração (CA) dos CTT que podem inviabilizar a actividade da Comissão de Trabalhadores, designadamente a retirada do crédito de horas adicional.

 

Solidariedade com os trabalhadores da <i>Montitec</i>

Na última Assembleia Municipal do Montijo, que se realizou no dia 28 de Setembro, os eleitos da CDU apresentaram uma moção de solidariedade para com os 80 trabalhadores e trabalhadoras da Montitec, empresa sediada no concelho, cujos salários do mês de Agosto e Setembro ainda se encontram...

CDU é a alternativa em Évora

No decorrer das jornadas autárquicas da CDU que tiveram lugar no sábado, os comunistas de Évora consideraram que a gestão da Câmara de Évora está a «cair de podre» e assumiram-se como a «alternativa» para reconquistar o...

População prejudicada

Por iniciativa da CDU, a Assembleia Municipal de Valongo aprovou, há dias, uma moção contra a introdução de portagens nas SCUT, uma medida que o Governo pretende fazer a partir do dia 15 de Outubro, e que os comunistas consideram «lesar gravemente o interesse das...