Alemanha de Leste perdeu população
A antiga República Democrática Alemã (RDA) perdeu 1,7 milhões de habitantes desde a reunificação com a República Federal Alemã, em 1990, segundo indica um relatório do Gabinete Federal de Estatística, divulgado dia 2.
O documento, elaborado por ocasião do 20.º aniversário da reunificação alemã, assinalado no domingo, 3, indica que os últimos 20 anos foram marcados por diferenças económicas significativas entre as duas partes, nomeadamente ao nível do desemprego, que atinge 12,6 por cento no Leste contra cerca de metade no Oeste.
Os níveis salariais são também diferenciados: o salário de um alemão do Leste representa apenas 75 por cento da remuneração média do Oeste.
Porém, o dado que melhor traduz os efeitos da destruição da RDA e da restauração do capitalismo é a evolução demográfica negativa. Em duas décadas a população diminuiu no Leste cerca de 11,7 por cento, enquanto que no Oeste cresceu 6,5 por cento.
Os autores do estudo, intitulado «20 anos de unidade alemã – desejo ou realidade?», explicam o declínio demográfico com a quebra da natalidade que se verificou após a reunificação, como resultado do sentimento de insegurança motivado pelas inúmeras transformações políticas e sociais ocorridas.