Promover a mobilidade
No centro e na zona pedonal de Almada, concelho de Setúbal, já estão a circular dois mini autocarros eléctricos destinados a promover uma melhor mobilidade à população idosa e aos jovens. O Flexibus é verde em cor e em postura. Tem elevados níveis de eficiência energética, baixos níveis de ruído e ausência de emissões locais de poluentes.
Este sistema de mobilidade inclusiva, explicou à Lusa o vereador da Câmara de Almada para a Valorização Urbana, Rui Jorge Martins, «pretende criar uma forma de transporte mais prática, próxima das pessoas e promotora da equidade social». «O projecto tem um objectivo social, não económico ou comercial. Dirige-se às camadas da população mais desfavorecidas em termos de mobilidade. É um transporte de proximidade, amigo das pessoas», acrescentou.
Os autocarros circulam pela zona centro da cidade e a Norte das freguesias de Almada e Cacilhas sem paragens nem horários fixos, e recolhem os passageiros em pontos de encontro assinalados, a pedido na rua ou por marcação prévia.
Os percursos estão assinalados na estrada com uma linha verde.
Cada mini autocarro pode transportar oito passageiros sentados, 21 de pé e tem lugar para uma cadeira de rodas. O projecto, co-financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, custou 400 mil euros.