Vitórias da unidade

No dia 14 ocorreram as primeiras eleições para a Comissão de Trabalhadores da CP Carga, a que se apresentou apenas uma lista, unitária. Votaram 408 trabalhadores, que representam mais de metade (53 por cento) do universo de votantes.
No dia 8 de Abril, houve eleições para a CT da Carris. A lista única, unitária, recolheu 673 votos.
A Lista A, unitária, foi a mais votada, nas eleições para a CT da PT Comunicações, contando 1800 votos (57 por cento) e elegendo sete representantes. Os outros quatro mandatos foram para a Lista B (que integrava dirigentes do Sindetelco e do Sinttav e teve o apoio expresso deste), a qual obteve 1177 votos (37 por cento). Foram ainda contabilizados 132 votos em branco e 42 votos nulos.
Os resultados finais destas eleições, realizadas a 29 de Março, foram divulgados dia 14 pela Comissão Eleitoral. O comunicado refere igualmente que, para as sub-comissões de trabalhadores, a Lista A obteve 78 mandatos e a Lista B elegeu 34 representantes, faltando apurar oito lugares, devido a empates nas sub-CT de Lisboa Ocidental e de Leiria/Caldas, onde a votação se repete a 10 de Maio.


Mais artigos de: Trabalhadores

Os transportes pararam

A greve de anteontem, em importantes empresas de transportes de passageiros e nos CTT foi um sério aviso ao Governo e à politica de direita. Contra o congelamento dos salários, as ameaças de privatização e os bloqueios à contratação colectiva.

Professores endurecem a luta

Os 795 delegados ao 10.º Congresso da Fenprof, em representação de 60 mil associados de nove sindicatos condenaram, nos dias 23 e 24, a política do Governo para o sector e aprovaram, em Montemor-o-Novo, um vasto calendário de acções.

CESP marca greve

«O retrocesso social também se vê na pressão para liquidar o 1.º de Maio», protestou o Sindicato do Comércio, que apresentou um pré-aviso de greve para defender o feriado nacional do Dia do Trabalhador.

CGTP-IN exige alternativas

A CGTP-IN estima que existam, actualmente, em Portugal, mais de 660 mil desempregados. Lembrando a necessidade de a economia estar ao serviço dos trabalhadores e da população, apresentou alternativas.

Luta na <i>Petrogal</i>

Depois de, num comunicado de balanço da greve de 24 horas, nos dias 21 e 22, na Petrogal e na Galp Energia, ter congratulado os trabalhadores por aquela luta ter «cumprido plenamente os objectivos pretendidos», a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas,...

Enfermeiros cuidam da saúde

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses manteve em actividade, na tarde do dia 21, na Rua Augusta, em Lisboa, um «Hospital de Campanha» improvisado, onde atenderam a população, numa acção que pretendeu sensibilizá-la para as lutas que os enfermeiros têm desenvolvido, enquanto alguns profissionais faziam medições de...

Águas agitadas

Trabalhadores do Grupo Águas de Portugal, concentraram-se, dia 22, junto à sede patronal, em Lisboa, em protesto contra o congelamento de salários. Num comunicado, os representantes dos trabalhadores não entendem «como é possível pretenderem congelar salários dos trabalhadores quando as várias empresas têm,...