Afeganistão

Recorde de baixas

Durante o passado mês de Janeiro, 44 soldados da coligação dos EUA-NATO foram mortos pelos grupos armados afegãos. Este é o recorde de baixas entre os invasores durante o Inverno, cifra que acresce ao recorde de baixas num ano, alcançado em 2009 com 520 militares abatidos.
No Inverno de 2008 morreram 14 soldados norte-americanos e de outros países. No total daquele ano registaram-se 295 mortos. O aumento destas cifras no decurso do ano passado confirma o recrudescimento do conflito, justamente quando as forças invasoras prevêem enviar para o território dezenas de milhar de soldados aumentando para mais de 150 mil o contingente militar que mantém a ocupação e sustenta o governo liderado por Hamid Karzai.
O executivo de Karzai não controla sequer a capital, Cabul, e em mais de 30 províncias existem governos paralelos. Neste contexto, não é de estranhar que da Conferência de Londres tenha resultado mais do mesmo. Os ocupantes permanecerão no Afeganistão nos próximos anos, confirmando a falsidade da promessa de Barack Obama de iniciar a retirada em 2011.
Karzai, a mando dos ocupantes, procura atrair – a troco de cargos e milhões de dólares – alguns dos chamados «senhores da guerra», integrando-os numa solução governativa. Cinco destes proeminentes «taliban» foram já excluídos da lista das Nações Unidas para facilitar o «diálogo»
A orientação «conciliadora» revela a hipocrisia da campanha iniciada em 2001, entre outros, sob o pretexto de destituir o «obscuro poder dos taliban», mas mostra igualmente o desespero da NATO e dos EUA, atolados numa guerra impossível de vencer, mesmo que aos países da NATO e aos EUA se juntem outros não-membros da Aliança Atlântica, totalizando já 47 países envolvidos no conflito.


Mais artigos de: Internacional

Números mostram quem paga a crise

Mais de 34 milhões de trabalhadores perderam o emprego o ano passado. Os dados da OIT mostram quem está a pagar a crise capitalista.

Trabalhadores começam ano em luta

O ano de 2010 iniciou-se com o regresso dos trabalhadores à luta, caminho que é a mais sólida resposta às investidas do capital, que procura fazer recair sobre quem produz a factura da crise, e, à boleia desta, aumentar a extorsão da mais-valia e espezinhar direitos.

Desinformação de classe

Desde que a Comissão Nacional de Telecomunicações (CONATEL) da Venezuela decidiu suspender temporariamente seis canais por cabo, desencadeou-se uma campanha de intoxicação da opinião pública dentro e fora da Venezuela. A morte de dois estudantes é igualmente manipulada.

Capital procura novos filões

O Banco Mundial (BM) criou um fundo para gerir os créditos incobráveis ou sob moratória dos bancos ocidentais que actuam nos países do Leste da Europa, estimados num total de cerca de 200 mil milhões de dólares.Através da subsidiária International Finance Corporation (IFC), a instituição pretende absorver a dívida...

Mais meia dúzia de bancos falidos

Outras seis entidades financeiras norte-americanas encerraram as portas no final da semana passada, informou a Corporação Federal de Seguros de Depósitos (CFSD). No total, são já 15 os bancos que apresentaram bancarrota durante o primeiro mês de 2010.Até 2013, a CFSD diz que serão necessários 100 mil milhões de dólares...

Colectivos laborais reúnem

O Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) promoveu, no passado dia 30 de Janeiro, em Moscovo, o 1.º Congresso de Colectivos Laborais, iniciativa que reuniu cerca de 625 dirigentes de estruturas representativas de trabalhadores de toda a Rússia, dos quais 340 delegados eleitos nos colectivos de base existentes nos...

Solidariedade de classe

Mais de 400 médicos e outros profissionais de saúde cubanos encontram-se no Haiti a prestar assistência ao martirizado povo daquele país. A estes juntam-se 240 haitianos já licenciados em Cuba ou finalistas do último ano do curso de medicina na ilha socialista, o qual frequentam sem qualquer custo.Até ao dia 27 de...

Abu-Jamal em perigo

A 19 de Janeiro o Supremo Tribunal dos EUA emitiu um parecer que abriu o caminho para que um tribunal ordinário reinstale a sentença de morte conta Mumia Abu-Jamal. O parecer do tribunal federal, que se afasta de anteriores pareceres sobre a matéria, foi o último de uma longa história de alterações de decisões de...