Congresso dos comunistas da Catalunha

PCP presente

Sob o lema «Comunistas de hoje» realizou-se, em Barcelona, nos dias 23 e 24 de Janeiro, o 12.º Congresso do Partido dos Comunistas da Catalunha (PCC). Os 400 delegados que encheram o centro cultural Cotxeres de Sants aprovaram por unanimidade o relatório político e a proposta de Comité Central, cuja composição foi renovada em cerca de 50 por cento. O Congresso fica assinalado pela escolha, por indicação da direcção cessante, do novo secretário-geral, Juan Nuet, que substituiu no cargo Marià Pere, líder do PCC durante os últimos 23 anos.
No debate realizado e documentos aprovados enfatiza-se o início de uma nova etapa de mobilização e crescimento do Partido e das suas organizações, reforçando a linha de «unidade das esquerdas, unidade dos trabalhadores e unidade dos comunistas».
Na sua intervenção final, já na qualidade de líder partidário, Juan Nuet, definiu o PCC como um partido catalão, com um «projecto nacional de um Estado federal e republicano», e apelou ao fortalecimento do PCC, a par do reforço da EUiA (Esquerda Unida e Alternativa) e da coligação eleitoral ICV (Iniciativa pela Catalunha Verde)-EUiA.
A mais importante reunião dos comunistas catalães contou com a participação de cerca de duas dezenas de partidos e organizações de países da Europa, América Latina, Médio Oriente e Magrebe – entre as quais o PCP, representado por Luís Carapinha, membro da Secção Internacional.


Mais artigos de: Internacional

Capital reforça poder nos EUA

O Supremo Tribunal dos EUA considerou inconstitucional a imposição de limites no financiamento das campanhas eleitorais por parte das empresas. Para os magistrados estava em causa a «liberdade de expressão» das corporações.

China devolve acusações norte-americanas

O órgão central do Partido Comunista da China acusou os EUA de terem ao seu serviço um exército cibernético e uma brigada hacker, e de controlarem a Internet em nome da «liberdade de expressão».

PCP no Congresso do PAICV

Sob o lema «Juntos construímos o futuro», decorreu, entre 22 e 24 de Janeiro, o XII Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV). Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central, representou o PCP na assembleia magna realizada na cidade da Praia com o objectivo de proceder ao balanço do...

Mortes evitáveis

Cerca de 80 por cento das vítimas no Darfur pereceram de doenças curáveis, afirmam dois médicos belgas em artigo publicado na revista The Lancet. Olivier Degomme e Debarati Guha-Sapir sustentam que desde o abrandamento do conflito, em 2004, a esmagadora maioria dos 300 mil mortos resultam de doenças contraídas devido às...

Contrastes de classe

O terremoto no Haiti desnudou a indigência a que o capitalismo votou o país. O imperialismo prepara-se agora para o ocupar e fazer milhões com a reconstrução e a exploração dos seus recursos naturais.

Haiti: de país independente a base militar?

De Haiti nunca se fala. A quem interessa um país onde mais de 60% das crianças têm anemia, 23,8% da população sofre de subalimentação crónica e o coeficiente Gini – que mede a desigualdade – é o mais alto da América Latina: 0,66? Algo de muito grave tem de se passar para que apareça nos média. Um terremoto devastador é...