Em Viseu, nos dias 12 e 13

Jornadas Parlamentares do PCP

A análise da situação económica e social ocupará um lugar central nas Jornadas Parlamentares do PCP que se realizam na próxima semana, dias 12 e 13, em Viseu. A atenção dos deputados comunistas estará igualmente centrada na preparação do debate do Orçamento do Estado, na perspectiva da distribuição da riqueza e do aumento do investimento. O documento com as Contas do Estado para este ano de 2010 deverá ser entregue pelo Governo na Assembleia da República no decurso da terceira semana deste mês, prevendo-se que a sua apreciação na generalidade venha a ocorrer lá para o início de Fevereiro.
Da agenda das Jornadas, em cuja abertura intervirão o presidente do Grupo Parlamentar comunista, Bernardino Soares, e o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, faz ainda parte um olhar minucioso sobre a realidade no distrito de Viseu, nomeadamente nos planos social e económico.
A recolha da máxima informação possível, a percepção dos problemas a partir do contacto directo com interlocutores e representantes das mais variadas estruturas e entidades explica, aliás, como sempre sucede nas Jornadas Parlamentares do PCP – no que é sem dúvida um factor distintivo relativamente às restantes forças políticas - , a extensa lista de reuniões, visitas e contactos que preenche o programa das Jornadas.
É assim que, desdobrando-se por cinco grupos de deputados, estão previstos encontros e visitas com organizações tão diversas como sejam a Adega Cooperativa de Távora (Moimenta da Beira), as Organizações Agrícolas Balflora, a Associação de Produtores de Gado da Beira Alta, a Associação de Comerciantes do Distrito de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, o Hospital de Lamego, a União de Sindicatos de Viseu, Mineiros da Urgeiriça, Termas de S. Pedro do Sul e Centro de Saúde de Vouzela.
As conclusões das Jornadas serão apresentadas em conferência de imprensa a realizar no dia 13, às 12h30, no Hotel Montebelo, local que acolhe as reuniões de trabalho dos deputados comunistas.


Mais artigos de: Assembleia da República

Urgem apoios aos agricultores

O PCP quer ver desbloqueadas o mais rápido possível verbas do Governo e da União Europeia para ajuda aos agricultores gravemente afectados pelo temporal que assolou a Região Oeste no passado dia 23 de Dezembro.

Reduzir vulnerabilidades

Há que fazer uma avaliação ao estado dos edifícios no País e à sua capacidade de resistência aos sismos. A proposta é do PCP, que voltou a apresentar uma iniciativa legislativa para a criação de um plano nacional de redução da vulnerabilidade sísmica.

Censura e perseguição

O deputado comunista Bruno Dias exigiu do Governo uma resposta «firme e exemplar» à atitude da Auto-Estradas de proibir contactos e distribuição de informação das estruturas sindicais aos trabalhadores da empresa. Em causa está uma «informação» interna assinada pelo supervisor de portagens dirigida aos trabalhadores...

PCP repudia aumentos

O PCP considera «totalmente injusto» o aumento de portagens nas auto-estradas A2 e A12 na Península de Setúbal e acusa o Governo de tentar sacudir a água do capote quanto a uma medida que penaliza as populações.A situação foi objecto de pergunta ao Governo pelo deputado comunista Bruno Dias na qual pede explicações...

Precariedade e desprotecção

O Grupo Parlamentar do PCP desafiou o Governo a pronunciar-se sobre os ataques aos direitos dos trabalhadores que ocorrem na empresa Metro Transportes do Sul (MTS), concessionária da rede do Metropolitano Sul do Tejo. Em causa está sobretudo o recurso sistemático a trabalho precário, não obstante toda a actividade ali...