Eles andam a tratar disso!

João Frazão
A chegada oficial do Natal, que teve direito a acenderem, por cá, milhões de luzes na maior árvore da região, coincidiu com a realização da Cimeira Ibérico-Americana, que faz passear, por cá, o protofascista colombiano Álvaro Uribe, e acontece no mesmo momento da entrada em vigor do Tratado Europeu que tem o nome da capital portuguesa.
É quanto a esta última festa que me quero referir a propósito de um episódio pessoal que decidi partilhar convosco.
Há dias recebi um ofício em papel timbrado do Ministério de Educação, em que era pedida a minha opinião sobre uma visita de estudo do meu rebento a terras de França, lá para Maio de 2010.
Tal projecto, recorrente nas escolas portuguesas, não me mereceria estas linhas se a dita missiva não concluísse solicitando a módica quantia de 700€ (sim, setecentos euros) para suportar os custos da viagem, que tem o declarado objectivo de «preparar os jovens para a cidadania Europeia», uma vez que «hoje já não podemos considerar-nos apenas cidadãos portugueses».
Não esquecendo, mas não relevando nesta crónica, o facto de haver na escola pública quem promova actividades que têm um custo 55% acima do salário mínimo nacional e que, por isso, excluem uma parte nada pequena dos estudantes, perpetuando assim as profundas desigualdades da nossa sociedade, não poderia deixar de registar o facto desta Europa que alguns celebram com pompa e circunstância, andar a preparar os meninos para serem seus cidadãos.
Bons cidadãos, presume-se. É bonito! Assim uma espécie de fábrica em que de um lado entra porco preto criado nas pastagens portuguesas e do outro sai salsicha europeia.
Talvez assim se perceba que aqueles que hoje fazem a festa de arromba para comemorar esta nova etapa do processo de integração capitalista na Europa, de domínio dos destinos dos seus povos por um núcleo cada vez mais restrito e de imposição do rumo neoliberal, federalista e militarista, sejam os mesmos que impediram o povo português de se pronunciar sobre essa matéria em referendo, apesar de o terem prometido e de a ele se terem comprometido na Assembleia da República.
É que o povo ainda não estava preparado e podia estragar-lhes a festa. Mas eles andam a tratar disso.


Mais artigos de: Opinião

Eleições golpistas

Nas Honduras, o país onde o seu legítimo presidente está há mais de dois meses confinado às instalações da embaixada do Brasil; onde os golpistas rasgam acordos com a conivência da chamada «comunidade internacional»; onde se perseguem e matam aqueles que prosseguem a luta pela liberdade e a democracia; onde manifestações...

Medos convenientes

Toda a gente sabe há muito que as imagens idílicas da Suíça – sejam as da Heidi feliz e contente correndo pelos Alpes atrás das cabras com o seu amigo Pedro, ou as das vacas em verdes prados pousando para as fotografias de apetecíveis «chocolates de leite», ou ainda as dos relógios com heidis e pedros e cucos a entrar e...

Avante! Compromisso e atitude dos comunistas

«Avante» é uma palavra que se identifica profundamente com o PCP, é a designação do seu órgão central, dá nome à Festa, mas representa principalmente o sentido de intervenção do Partido ao longo destas quase nove décadas, enfrentando obstáculos, vencendo contrariedades, apontando sempre o caminho do futuro.

«Luxo para todos!»

É matemático: em chegando Dezembro, começa o bombardeamento das compras de Natal. As crianças são o principal alvo de intermináveis blocos publicitários na televisão, de corredores de supermercado cientificamente estudados para atrair os olhos e as mãos para o último grito em brinquedos, de passatempos, desfiles e...

Democracia-de-faz-de-conta

Lendo e ouvindo os governantes actualmente de turno à política de direita (e os seus propagandistas), ficamos a saber que é obrigação de toda a gente apoiar o Governo no prosseguimento da política que conduziu o País ao lamentável estado em que se encontra.E a coisa é posta naquele tom imperativo e ameaçador muito ao...