Greves em França na Educação e Correios

Os professores do pré-escolar e ensino primário de França realizaram uma greve, terça-feira, 24, contra a extinção de 16 mil postos de trabalho previstos para 2010, de um total de 50 mil em cinco anos.
A greve, organizada pela Federação Nacional da Educação (FSU), pela FERG-CGT e SUD-Education exigiu ainda a revalorização dos salários, a reforma da formação dos professores e o fim dos precários.
No secundário, as principais organizações estudantis juntaram-se à greve em protesto contra a reforma apresentada recentemente pelo governo e contra a diminuição do número de professores.
Nos correios (La Poste) cinco federações, representando 94 por cento dos trabalhadores sindicalizados, convergiram numa jornada de greve e manifestações em todo o país destinada a contestar o projecto de lei que transforma esta empresa pública numa sociedade por acções, medida que constitui o primeiro passo para a privatização.
Os sindicatos, que já têm uma manifestação marcada para o próximo sábado em Paris, anunciam novas paralisações nas próximas duas semanas como forma de pressão sobre os deputados chamados a debater o projecto em 15 de Dezembro.
Na tarde de terça-feira, os sectores em luta realizaram desfiles que se cruzaram nas ruas da capital francesa.


Mais artigos de: Europa

Blair mentiu

Um relatório governamental sobre a invasão do Iraque acusa o anterior primeiro-ministro britânico de falta de estratégia, graves erros e de ter mentido ao Parlamento.

Prisão descoberta

A cadeia norte-americana de televisão ABC News mostrou, dia 19, uma das prisões secretas construídas pela CIA na Lituânia para detenção e interrogatório sob tortura de «suspeitos de terrorismo».

Agricultores desesperam

Milhares de agricultores espanhóis manifestaram-se, no sábado, 21, em Madrid para protestar contra a profunda crise que ameaça o sector de «ruína», e para pedir a intervenção do governo.Sob o lema «a agricultura vai à ruína, mobiliza-te», os agricultores paralisaram o centro da cidade, denunciando os preços «demasiado...

Tratado de Lisboa e suas consequências

Vai entrar em vigor já na próxima semana, início de Dezembro, o chamado Tratado de Lisboa, culminando todo um percurso de luta política, de pressões e chantagens, designadamente sobre o povo da Irlanda, visando a alteração do voto no segundo referendo ali realizado recentemente. É um importante e grave aprofundamento da...