Almada

Vitória dos estudantes

Há muito que os estudantes da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, vêm denunciando a falta de funcionários e a não disponibilização de verbas, por parte do Ministério da Educação, para pagar a água do pavilhão onde provisoriamente os alunos têm aulas de educação física, pondo em causa as condições de higiene dos mesmos.
Depois de um processo de luta que envolveu muitas centenas de estudantes, com um abaixo-assinado e concentração durante um dos intervalos, o Ministério da Educação, através da sua Direcção Regional, informou a direcção da escola que iriam ser contratados mais três funcionários para aquela instituição.
«Esta é a prova de que lutar vale a pena e traz vitórias aos estudantes. A prova de que vale sempre a pena lutar pelos seus direitos e que só através da luta os estudantes alcançam as suas aspirações de uma educação pública, gratuita, de qualidade, democrática para todos», acentua, em nota de imprensa, a Organização do Secundário da JCP.
No documento, os jovens comunistas recordam, no entanto, que os estudantes da Escola Secundária da Emídio Navarro «ainda têm muitos problemas» pelo qual lutar, nomeadamente pela «exigência de água nos balneários».


Mais artigos de: Em Foco

Afirmar o ideal comunista

Centenas de jovens comunistas, vindos de todos os pontos do País, participaram, sábado, na «A Voz do Operário», em Lisboa, nas comemorações do 30.º aniversário da JCP. Uma iniciativa que ficou marcada, no final da noite, pela intervenção de Andreia Pereira, da Direcção Nacional da JCP, e de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP (Páginas 16 e 17), que valorizaram os 30 anos de solidariedade com todas as lutas dos jovens portugueses, de mobilização da juventude para a defesa dos seus direitos e das conquistas de Abril. A nível internacional, os jovens comunistas sempre lutaram por um mundo de mais justiça, de mais progresso social, com menos guerras e atentados aos direitos da juventude e dos povos. São, como diz o lema da JCP, 30 anos «a transformar a vida e a construir o futuro».

Renovar a luta para transformar a sociedade

Na celebração, em Lisboa, do 30.º aniversário da JCP, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, afirmou que «numa sociedade dividida em classes, em que o poder económico cada vez mais se sobrepõe ao poder político, a juventude não pode esperar que os direitos, aspirações e sonhos serão concretizados pela dádiva ou rebate de consciência dos que por razões da sua própria natureza vivem da exploração e para amassar lucro ao lucro. Os direitos não se dão! Conquistam-se! Os direitos defendem-se exercendo-os!». Por seu lado, Andreia Pereira, da Direcção Nacional da JCP, anunciou que nos dias 22 e 23 de Maio, em Lisboa, os jovens comunistas vão realizar, em Lisboa, o seu 9.º Congresso, «um grande momento de discussão, de esclarecimento e mobilização para a luta, de afirmação do ideal comunista».

Construir o futuro!

(...) Comemorar os 30 anos da JCP é assinalar o aniversário da organização revolucionária da juventude portuguesa, empenhada no seu esclarecimento e mobilização, empenhada na luta pelo futuro! É afirmar uma organização de olhos postos no futuro, enraizada no seio da juventude e com grande orgulho no seu passado e na luta...

«JCP – 30 anos de luta»

Está já à venda o livro «JCP - 30 anos de luta». Um trabalho que visa assinalar o aniversário da organização revolucionária da juventude portuguesa.

JCP pinta mural comemorativo

Inserido na campanha de comemoração do 30.º aniversário da JCP, os jovens comunistas de Viseu realizaram, na passada semana, a pintura de um mural na Avenida 25 de Abril, com a inscrição «Por mais transportes em Viseu». Esta iniciativa teve como objectivo a defesa de uma rede de transportes efectiva que sirva as reais...