Encontro de quadros de Vila Franca de Xira

Debater para melhor intervir

Uma centena de militantes do PCP do concelho de Vila Franca de Xira participaram, no dia 6, em Alhandra, num encontro de quadros que contou com a presença do Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, e de Armindo Miranda, da Comissão Política. O objectivo era debater medidas e apresentar propostas para reforçar a organização e intervenção do Partido, no âmbito da acção «Avante por um PCP mais forte!».
Em cerca de vinte intervenções, trocaram-se opiniões acerca das linhas avançadas no documento de apoio, tanto para o sector de empresas como para as comissões de freguesia. Ficou já agendada para o próximo ano a realização da assembleia do Sector de Empresas, bem como a edição de um boletim específico para o sector, a sair de dois em dois meses. No encontro estabeleceu-se como prioridade o funcionamento regular das células da Tudor, OGMA, Centralcer, Iberol e Cimpor, bem como a criação de novas células na CerciPóvoa, APAC, ABEIV, Hopital e CBEI. A reactivação de células que foram deixando de funcionar – como as da Greiff, SDV, Covilis e professores – é outro dos objectivos.
Os comunistas de Vila Franca de Xira decidiram ainda intensificar a responsabilização de novos quadros para o Partido, dando especial atenção àqueles que se destacaram durante as três campanhas eleitorais deste ano; aumentar o recrutamento, elaborando listas de contactos a efectuar e consagrar especial atenção ao trabalho junto da juventude, mulheres e reformados. Ficou ainda estipulado o lançamento da «campanha da quota em dia», a levar a cabo até 2010.
Outro dos vectores a que os comunistas de Vila Franca de Xira darão grande importância no próximo ano é à formação ideológica, tendo ficado já marcadas duas acções. A 6 de Fevereiro discutir-se-á a actualidade do marxismo-leninismo e a imprensa e propaganda do Partido como resposta dos comunistas à ofensiva ideológica. A 13 de Março estará em discussão a história e identidade do Partido e a situação internacional.
Ficou ainda decidido o lançamento de uma campanha concelhia de venda do Avante! (aliada à dinamização da difusão de O Militante) e destacou-se a necessidade de aproveitar as experiências dos militantes que, neste ano eleitoral, responderam às questões da propaganda, para garantir que as propostas e reflexões do Partido passem a sair de forma mais regular para junto dos trabalhadores e das populações.

Baixa da Banheira

O Secretário-geral do PCP esteve, no dia 7, na Baixa da Banheira, no concelho da Moita, a participar num almoço-convívio com militantes da organização local do Partido. Na ocasião, Jerónimo de Sousa reafirmou que o problema do desemprego não se resolve sem a valorização e o desenvolvimento do aparelho produtivo nacional. O dirigente comunista teve ainda oportunidade de comentar o programa do Governo apresentado na véspera, realçando que o PS mostra, assim, que pretende continuar a distribuir a riqueza pelos mais ricos e a pobreza pelos mais pobres, como os trabalhadores e os reformados.
Jerónimo de Sousa guardou ainda umas palavras para a passagem de mais um aniversário da grande Revolução Socialista de Outubro de 1917, que se assinalava naquele mesmo dia.


Mais artigos de: PCP

Com mais força para o combate

Mais de 250 militantes comunistas do distrito do Porto participaram, sábado, num plenário regional, demonstrando a vitalidade da democracia interna do PCP.

Crescer em Braga

Realizou-se no sábado, em Braga, um plenário de militantes da organização concelhia, que contou com a presença de Agostinho Lopes, membro do Comité Central e deputado do PCP eleito pelo distrito. Os cerca de 40 militantes presentes debateram os resultados eleitorais e as suas consequências políticas. Do ciclo eleitoral...

Defender os direitos e a produção

O Executivo da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP considera urgente a adopção de medidas que defendam o aparelho produtivo e os direitos dos trabalhadores.

Governo tem que agir

Dando seguimento, nas ruas e nas empresas, à sua intensa actividade parlamentar, o PCP esteve no dia 3 junto à Aerosoles, em Ovar, a distribuir um comunicado aos trabalhadores daquela empresa. Na acção estiveram presentes, entre outros, Miguel Viegas, membro da Assembleia Municipal de Ovar, e o deputado Jorge Machado,...

Contrariar a reescrita da história

Dezenas de pessoas participaram, no dia 5, na apresentação do livro Hitler: Ascensão Irresistível? da autoria do alemão Kurt Gossweiler e editado em Portugal pelas Edições Avante!. A apresentação do livro, que reúne vários artigos do autor sobre este assunto, decorreu no salão do Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, e...

RTP discrimina PCP

O PCP foi excluído do debate realizado, segunda-feira, no programa «Prós e Contras», da responsabilidade da jornalista Fátima Campos Ferreira, dedicado ao tema «Prioridades da Governação». Ali estiveram presentes um representante do Governo e os líderes dos grupos parlamentares do PSD e do BE. Esta exclusão, segundo o...

«Ary Sempre!»

Passados 25 anos sobre o seu desaparecimento, o PCP vai promover, no dia 4 de Dezembro, pelas 21h30, no Coliseu, em Lisboa, o espectáculo «Ary Sempre!», de homenagem a José Carlos Ary dos Santos (1937-1984), poeta português e militante comunista. Este grande momento musical terá um preço único de 20 euros, sem lugares...