Estudantes exigem implementação da Educação Sexual

A Delegação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB), em nota de imprensa, acusa o Governo de não cumprir a implementação da Educação Sexual nas escolas.
«Sem o Governo dar meios para a formação dos professores, definir os conteúdos curriculares para os vários ciclos de ensino e as modalidades de aplicação, surgem muitas e diversas soluções por parte das escolas que entendem aplicar "uma" Educação Sexual, sendo que a maioria, sem uma orientação definida pelo Ministério da Educação, nada conseguiu fazer», acusa a DNAEESB, lembrando que «este suposto avanço» em direcção à aplicação da Educação Sexual «não passou de uma medida com fins eleitoralistas e que o Governo pouco ou nada fez pela sua aplicação, querendo apenas travar a luta dos estudantes com esta medida».
No documento enviado aos órgãos de comunicação social, a DNAEESB recorda ainda que a implementação da Educação Sexual nas escolas continua a ser uma exigência dos alunos, «com os problemas a continuarem e a agravarem-se, com o aumento da gravidez na adolescência e o aumento de propagação de doenças sexualmente transmissíveis entre a juventude». Defendeu, de igual forma, a «escola pública, gratuita, de qualidade, democrática e para todos», bem como que a «voz dos estudantes seja ouvida no que toca à política educativa».

PCP esclarece alunos na Mealhada

Na sequência dos acontecimentos sucedidos no dia 27 de Outubro na Escola Secundária da Mealhada, quando estudantes foram oprimidos e reprimidos pelo director da instituição para que não se manifestassem no dia seguinte, Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da República, participou, segunda-feira, numa distribuição de documentos com a finalidade de ouvir e esclarecer todos os alunos sobre o sucedido.


Mais artigos de: Nacional

«Muita parra e pouca uva»

Para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) o programa do Governo para o sector é «demasiado vago» e repete o programa eleitoral do PS.

XXI Assembleia da Paz do CPPC

A Casa do Alentejo, em Lisboa, acolhe, no sábado, a XXI Assembleia da Paz do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).

Portugal caminha para o abismo!

Face às estimativas da Comissão Europeia, em relação à situação em Portugal, que avançam com um crescimento económico negativo em 2009 e quase nulo em 2010, a par de uma taxa de desemprego na ordem dos nove por cento, o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) alertou para a «ausência de medidas eficazes para combater o...

Afinal as rosas têm espinhos

Três semanas após as eleições e menos de uma semana depois de tomar posse, a maioria absoluta do PS na Câmara de Loures aprovou, com os votos contra da CDU, as taxas máximas permitidas na lei para o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Uma situação que revela a «insensibilidade» da autarquia para com o crescente número...

Utentes contra portagens

Os movimentos de utentes contra as portagens estiveram reunidos, sábado, na Póvoa do Varzim, onde reivindicaram uma reunião de urgência ao ministro das Obras Públicas, para assegurar que nas regiões de «Norte Litoral», «Grande Porto» e «Costa da Prata» (A28, A41 e A29) não serão introduzidas portagens. Na ocasião, José...

Insegurança no parque escolar

Ao longo dos tempos, a CDU de Santa Maria da Feira tem levantado e denunciado as sérias limitações e carências do parque escolar do concelho. Exemplo desta situação é a Escola EB1 do Souto, onde se estão a realizar obras, sendo que os alunos foram transferidos para contentores. «Não foram acauteladas as condições mínimas...

30 anos de luta

Integrado nas comemorações do 30.º aniversário da JCP, foi apresentado, anteontem, em Lisboa, o livro «JCP- 30 anos de luta».