ERSE propõe novos aumentos para 2010

Mais sacrifícios para os mesmos

Como se não bastasse o aumento de 5 por cento no preço da electricidade verificado este ano, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos veio propor um novo aumento de 2,9 por cento para 2010.

O PCP propõe o congelamento do preço da energia em 2010

O PCP reagiu de imediato a esta proposta, no dia 16, através de uma nota do Gabinete de Imprensa. Para os comunistas, é «absolutamente inaceitável» que, perante as dificuldades «com que se têm vindo a confrontar os trabalhadores, as micro, pequenas e médias empresas e o povo português – baixos salários e reformas, endividamento, falências, desemprego galopante e quebra do poder de compra», a ERSE venha propor um valor superior ao dobro da inflação estimada para 2010, que é de 1,3 por cento.
Esta perspectiva de novos aumentos, destaca o PCP, «torna-se ainda mais chocante» tendo em conta os lucros obtidos pela EDP – entre 2004 e 2008, de 4283 milhões de euros e só no primeiro semestre deste ano de 540 milhões. Ganhos estes que resultam, garantem os comunistas, de um «aumento das tarifas eléctricas em 2009 de 5,9 por cento para as empresas e 4,4 por cento para as famílias, para uma inflação que se estima para o corrente ano próxima dos 0 por cento».
Na opinião do PCP, confirma-se uma vez mais que a privatização e liberalização do mercado da energia em Portugal, defendidas e aplicadas por PS, PSD e PP, «apenas tem beneficiado a acumulação e a centralização de capital». Também se prova que a Entidade Reguladora «se comporta como agente ao serviço dos interesses dos grandes accionistas, indiferente às dificuldades que enfrentam os consumidores, os trabalhadores da EDP e as micro, pequenas e médias empresas».
Reafirmando a necessidade de redução das tarifas da electricidade, o PCP exige o congelamento do preço da electricidade em 2010, pois «só assim será possível atenuar as crescentes dificuldades que os trabalhadores e o povo português enfrentam». Também só desta forma, acreditam os comunistas, «será possível contribuir para o aumento da competitividade das micro, pequenas e médias empresas, nas quais os custos energéticos são hoje um dos principais factores».


Mais artigos de: PCP

Compromisso com o povo

À saída da reunião que manteve com o primeiro-ministro indigitado José Sócrates, Jerónimo de Sousa reafirmou à imprensa a indisponibilidade do PCP para estabelecer acordos ou coligações com o PS. Para os comunistas, «mais do que a questão da estabilidade governativa, nós consideramos que é importante a estabilidade...

PCP quer respostas

A administração da Qimonda está a apostar «no cansaço dos trabalhadores, insistindo no lay-off para forçar as rescisões de mútuo acordo e procurar fugir ao despedimento declarado», acusa a Organização dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP. Aliás, o recurso ao...

<i>Caderno Vermelho</i> está em distribuição

O Caderno Vermelho n.º 17 foi lançado na Festa do Avante!. Passado o período em que as atenções estiveram voltadas fundamentalmente para os combates eleitorais, chamamos agora a atenção para o importante conteúdo desta publicação do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP, dal qual destacamos alguns...

Uma grande força no poder local

As organizações do Partido aos mais variados níveis estão a analisar os resultados das eleições autárquicas de 11 de Outubro, ao mesmo tempo que traçam objectivos para o futuro.

Eleitos para servir o povo

No Algarve, o resultado das eleições autárquicas de dia 11 confirmou a CDU como uma «força que conta», não obstante o seu «carácter insatisfatório tendo presente os objectivos definidos». Esta é a opinião da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, que reuniu no dia 14.Os comunistas algarvios realçam o quadro...

Embaixador de Cuba

O PCP recebeu, anteontem o novo embaixador de Cuba em Portugal, Eduardo Carlos González Lerner. A delegação do PCP era composta pelo Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, e por Manuela Bernardino, do Secretariado e responsável pela Secção Internacional.

Contem com a CDU!

A CDU continuará a bater-se «por uma mudança de políticas, que vá ao encontro dos interesses dos cidadãos que vivem e trabalham» em Lisboa, e «manterá todos os seus compromissos», afirma a Direcção da Organização do PCP na cidade.

Campanha de assinaturas<br>de <i>O Militante</i>

Uma assinatura anual de O Militante será oferecida a quem adquirir o filme Outubro: Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, que será distribuído, em DVD, com o Avante! de 5 de Novembro, assinalando a passagem de mais um aniversário da revolução de Outubro.Esta iniciativa da Editorial «Avante!» faz parte de uma campanha de...

<i>Engrenagem</i><br>com esta edição

Com este número do Avante! é distribuída Engrenagem, a terceira das «obras completas» de Soeiro Pereira Gomes, numa edição comemorativa do centenário do nascimento do escritor e dirigente comunista. O livro é vendido ao preço de 5,50 euros.