Mussolini foi agente britânico

O ditador fascista Benito Mussolini foi recrutado em 1917 pelos serviços de contra-espionagem britânicos (MI5), recebendo o equivalente a 6400 euros por semana para fazer propaganda a favor dos aliados na I Guerra Mundial (Grã-Bretanha e França).
A revelação acaba de ser feita pelo historiador Peter Martland, da Universidade de Cambridge, segundo o qual o futuro duce não se limitava a escrever artigos pró-britânicos no seu jornal, mas também enviava aos serviços de Sua Majestade relatórios de imprensa e relatos das conversas que ouvia nas festas de sociedade.
Como noticia o jornal Le Monde (16.10), o historiador encontrou provas dos pagamentos efectuados a Mussolini nos arquivos de Samuel Hoare, que era na altura o residente do MI5 em Roma.
Samuel Hoare, que entretanto se tornou ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, continuou esta colaboração com o ditador italiano, apoiando-o na invasão da Abissínia (Etiópia) em 1935. Juntamente com o primeiro-ministro francês, Pierre Laval, Hoare chegou a propor uma partilha daquele país favorável aos desígnios de Mussolini. Porém, o negócio gerou um escândalo que forçou Hoare a demitir-se, em Dezembro de 1935, passados apenas seis meses de ter entrado em funções.


Mais artigos de: Europa

Esquerda basca reclama liberdade

Milhares de pessoas desfilaram no sábado no centro de San Sebastian, no País Basco (Espanha), em protesto contra as detenções de vários líderes da esquerda basca, designadamente Arnaldo Otegi, porta-voz do ilegalizado Batasuna.

Fome nos países ricos

A fome é uma das consequências da crise económica que ressurgiu recentemente em vários países europeus, afirma a Cruz Vermelha Internacional num estudo divulgado na segunda-feira, 19.

Berlusconi referenda justiça

O primeiro-ministro italiano voltou a atacar as instituições judiciais do país, ameaçando realizar um referendo sobre a reforma da justiça. «A justiça numa democracia verdadeira não pode estar sujeita ao poder de uma classe que não tem legitimidade eleitoral. Recorreremos ao povo, estamos prontos para fazer um...

Reformas anti-sociais derrubam governo

Após o chumbo de várias reformas anti-sociais propostas pelo governo minoritário do Partido Democrata-Liberal, uma moção censura, aprovada dia 13, derrubou finalmente o executivo do primeiro-ministro Emil Boc.Foi a primeira vez desde 1990 que um governo caiu na Roménia, o que espelha a situação de grave crise que se vive...

Brown aumenta tropas no Afeganistão

Apesar de no início de Setembro ter prometido iniciar a retirada das tropas britânicas do Afeganistão antes das próximas eleições legislativas, ou seja, durante o primeiro semestre de 2010, a equipa de Gordon Brown anunciou inesperadamente, dia 14, o envio de mais 500 efectivos para reforçar o contingente estacionado na...

A caminho de Copenhaga…

A cerca de um mês e meio da conferência de Copenhaga, a 15.ª realizada no âmbito da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (acordada na Cimeira do Rio de 1992), adensam-se as análises, as preocupações e as expectativas sobre os seus resultados.Sob um aparente consenso em torno da preocupação com os...