Estudo da Cruz Vermelha na Europa

Fome nos países ricos

A fome é uma das consequências da crise económica que ressurgiu recentemente em vários países europeus, afirma a Cruz Vermelha Internacional num estudo divulgado na segunda-feira, 19.

Agravamento das dificuldades ameaça coesão social

O estudo, promovido pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, incidiu sobre mais de 40 países europeus, onde foram detectados «problemas generalizados» tais como a carência de alimentos.
Mas mesmo a Islândia, até há pouco um dos países europeus com um nível de vida mais elevado, surgem agora graves problemas sociais. Aqui, afirma o relatório, «todas as famílias foram de alguma forma afectadas» pela crise e «muitas pessoas que nunca haviam recorrido à nossa sociedade estão agora a pedir ajuda». A organização está a distribuir roupas e alimentos na ilha.
O endividamento e o desemprego afectam uma grande parte dos jovens, incluindo em países ricos como a Suécia, onde a taxa de desemprego juvenil ultrapassa os 27 por cento.
O relatório assinala com surpresa que mais de dois terços das sociedades nacionais da cruz vermelha na UE referem a necessidade ajuda alimentar. A Espanha e a Itália são dois dos países referidos, estando já em curso no primeiro uma iniciativa patrocinada pela UE destinada a prover alimentos a 500 mil pessoas.
Em vários países, a organização regista um aumento do número de pedidos de ajuda monetária «para pagar dívidas de electricidade e outras facturas».
Aumentam igualmente os problemas sociais como o alcoolismo, o isolamento social ou o stress em amplos extractos populacionais. Há ainda sinais de incremento de doenças mentais.
«Se nada for feito», frisa o estudo, «a coesão social em toda a região pode ser ameaçada por tensões crescentes decorrentes de uma vulnerabilidade acrescida e de uma concorrência por empregos entre as camadas mais desfavorecidas».
Georg Habsburg, presidente da Cruz Vermelha na Hungria, citado pela agência AP, salienta que a maioria dos governos europeus subestima estes problemas. «Vamos ter graves problemas», sublinhou, «a Cruz Vermelha pode senti-lo antes de as estatísticas o mostrarem».


Mais artigos de: Europa

Esquerda basca reclama liberdade

Milhares de pessoas desfilaram no sábado no centro de San Sebastian, no País Basco (Espanha), em protesto contra as detenções de vários líderes da esquerda basca, designadamente Arnaldo Otegi, porta-voz do ilegalizado Batasuna.

Berlusconi referenda justiça

O primeiro-ministro italiano voltou a atacar as instituições judiciais do país, ameaçando realizar um referendo sobre a reforma da justiça. «A justiça numa democracia verdadeira não pode estar sujeita ao poder de uma classe que não tem legitimidade eleitoral. Recorreremos ao povo, estamos prontos para fazer um...

Reformas anti-sociais derrubam governo

Após o chumbo de várias reformas anti-sociais propostas pelo governo minoritário do Partido Democrata-Liberal, uma moção censura, aprovada dia 13, derrubou finalmente o executivo do primeiro-ministro Emil Boc.Foi a primeira vez desde 1990 que um governo caiu na Roménia, o que espelha a situação de grave crise que se vive...

Mussolini foi agente britânico

O ditador fascista Benito Mussolini foi recrutado em 1917 pelos serviços de contra-espionagem britânicos (MI5), recebendo o equivalente a 6400 euros por semana para fazer propaganda a favor dos aliados na I Guerra Mundial (Grã-Bretanha e França).A revelação acaba de ser feita pelo historiador Peter Martland, da...

Brown aumenta tropas no Afeganistão

Apesar de no início de Setembro ter prometido iniciar a retirada das tropas britânicas do Afeganistão antes das próximas eleições legislativas, ou seja, durante o primeiro semestre de 2010, a equipa de Gordon Brown anunciou inesperadamente, dia 14, o envio de mais 500 efectivos para reforçar o contingente estacionado na...

A caminho de Copenhaga…

A cerca de um mês e meio da conferência de Copenhaga, a 15.ª realizada no âmbito da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (acordada na Cimeira do Rio de 1992), adensam-se as análises, as preocupações e as expectativas sobre os seus resultados.Sob um aparente consenso em torno da preocupação com os...