Juventude comunista Checa

Supremo questiona ilegalização

O Tribunal Supremo Administrativo anulou, no dia 1, a decisão do Tribunal da Comarca de Praga de indeferir a queixa apresentada pela União da Juventude Comunista (KSM) contra a decisão do Ministério do Interior de ilegalizar a organização.
Tendo declarado a nulidade do indeferimento, a instância superior judicial reenviou o processo para o Tribunal de Praga sem contudo indicar nenhuma fundamentação jurídica.
O KSM foi ilegalizado pelo Ministério do Interior em 2007 com base nos seus objectivos programáticos. Para o governo checo, os jovens comunistas não podem defender a substituição da propriedade privada dos meios de produção nem propugnar por uma sociedade não assente em princípios capitalistas.
Todavia, a ilegalização da juventude comunista foi mal recebida pela maioria do povo e gerou protestos de vários sectores e organizações da sociedade. Um manifesto de apoio ao KSM recolheu milhares de assinaturas em todo o país. Associações de antigos combatentes antifascistas e do movimento de resistência aos invasores nazis, bem como organizações de estudantes e outras manifestaram-se contra a ilegalização.
Por iniciativa do Partido Comunista da Boémia Morávia (KSCM), a decisão do Ministério do Interior pôde ser debatida no Parlamento. A nível internacional, centenas de organizações e partidos manifestaram solidariedade aos jovens comunistas checos em acções frente às embaixadas do país, e milhares de personalidades, incluindo deputados de parlamentos nacionais, eurodeputados, figuras da cultura e da ciência, antigos antifascistas, entre outros, manifestaram a sua indignação em cartas dirigidas ao governo da República Checa.
A decisão do Tribunal Supremo é considerada por Milan Krajca, presidente da União da Juventude Comunista, «como um passo muito positivo na luta pela legalização da KSM, contra o anticomunismo e por um desenvolvimento democrático da República Checa».


Mais artigos de: Europa

«Sim» perde terreno

Os apoiantes do «Sim» ao tratado de Lisboa na Irlanda estão a diminuir, enquanto que o «Não» sobe, bem como o número de indecisos, segundo revelou a última sondagem realizada pela Irish Times/TNS MRBI.

Ímpeto independentista

Três desfiles independentistas reuniram várias dezenas de milhares de manifestantes no centro de Barcelona, dia 11, em defesa do estatuto de autonomia e da ideia de independência.

Caramanlis convoca eleições antecipadas

O primeiro-ministro grego, Costas Caramanlis, anunciou, no dia 2, a demissão do seu governo, cujo mandato terminaria normalmente em 2011, e a convocação de eleições antecipadas que terão lugar em 4 de Outubro.Numa comunicação ao país, transmitida pelas estações televisivas, o governante conservador sublinhou que «2010...

PCP na festa do <i>l&#39;Humanité</i>

O PCP esteve presente na festa do l'Humanité com um stand, assegurado pela Organização de Paris do Partido, que mais uma vez constituiu um ponto de encontro e de confraternização de muitos emigrantes portugueses. No evento, anualmente organizado pelo Partido Comunista Francês, que se realizou entre os dias 11 e 13,...

A continuidade

Esta semana, na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, decorrem alguns debates da maior importância para Portugal e para a União Europeia. Desde logo, o debate sobre as propostas de Durão Barroso, candidato a novo mandato de presidente da Comissão Europeia, e cuja votação já terá acontecido quando este...