Carta Reivindicativa dos professores

Reforçar o carácter democrático e inclusivo da escola pública, dignificando e valorizando a profissão são objectivos centrais constantes na «Carta Reivindicativa» apresentada anteontem, em conferência de imprensa, na sede da Fenprof.
O documento, enviado aos grupos parlamentares e ao Governo, é «um contributo para um País preocupado em pensar e em construir o futuro», afirmou Mário Nogueira, salientando que nele constam as posições relativas ao Estatuto da Carreira Docente, à substituição do modelo de avaliação de desempenho, à revisão dos concursos, à realização do novo concurso nacional e à revogação do regime de transição dos docentes do Politécnico para a nova carreira.
O direito a uma negociação efectiva e o respeito pelas organizações sindicais e a sua actividade também constam da «Carta» onde também se assume a luta em torno de questões mais gerais como o Código do Trabalho ou o novo Regime de Vínculos, Carreiras e Remunerações.
Lembrando a necessidade da revogação e substituição do actual modelo de gestão escolar, a «Carta» salienta, igualmente, a necessidade de uma Lei de Financiamento da Educação Pré-Escolar e dos ensinos Básico e Secundário, a efectivação do alargamento da escolaridade obrigatória, a revogação da actual legislação sobre Educação Especial e a necessidade de um reforço real do regime de Apoio Social Escolar.


Mais artigos de: Trabalhadores

Greve forçou compromisso

Depois de a administração ter garantido a manutenção dos postos de trabalho e todas as unidades da SPdH/Groundforce, comprometendo-se a reatar as negociações salariais bloqueadas há dois anos, os sindicatos suspenderam a luta.

Mais para o trabalho

Para combater a crise e melhorar as condições de vida, a Intersindical reclama o aumento real dos salários e das pensões, o alargamento do subsídio de desemprego e uma melhor redistribuição do rendimento.

Segurança Social a perder

«A CGTP-IN opõe-se a qualquer proposta que vise reduzir as receitas para a Segurança Social», declarou anteontem a central, numa nota de imprensa em que reagiu à promulgação, pelo Presidente da República, do Código dos Regimes Contributivos.Tinha sido pedida a Cavaco Silva, recorda-se no documento, «uma apreciação...

Garantir direitos na <i>CP-Carga</i>

Reivindicando a passagem imediata à efectividade de todos os contratados a prazo na CP-Carga, e a manutenção de todos os direitos dos trabalhadores oriundos da CP, a Comissão de Trabalhadores da CP, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF/CGTP-IN) e os sindicatos ASCEF, SITRENS, SINFB e SIOBA...