Prisões da CIA

Associação processa governo britânico

A associação britânica de defesa dos direitos dos prisoneiros, Reprieve, anunciou, na segunda-feira, 17, que vai processar o governo britânico pela entrega, em 2004, de dois suspeitos de terrorismo aos norte-americanos, que os transferiram depois para o Afeganistão.
Em Fevereiro último, a Grã-Bretanha admitiu ter capturado dois indivíduos no Iraque, que entregou a agentes norte-americanos para interrogatório. John Hutton, então ministro da Defesa, declarou na Câmara dos Comuns que se tratava de dois membros do grupo islâmico paquistanês Lashkar-e-Taiba, dado como próximo da Al-Quaida.
A Reprieve pensa que os dois homens dão pelo nome de Salah el Din e Saifullah, mas estas indicações são insuficientes para intentar a acção em tribunal. Por isso, interpelou o Ministério da Defesa para que revele a identidade completa dos dois homens, os quais, afirma, «foram provavelmente submetidos a tortura, tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes».
A associação considera que as autoridades «têm o dever urgente, moral mas também legal, de reparar os danos» causados aos dois detidos. O Ministério da Defesa comprometeu-se a examinar o pedido, mas sublinha que não há «nenhuma razão para crer que as acusações não provadas de Reprieve são exactas».


Mais artigos de: Europa

Esperança de paz

Após um encontro do governo turco o líder do partido curdo (DIP), o dirigente histórico, Abdullah Ocalan, anunciou da prisão, onde está encerrado desde 1999, uma proposta para «uma paz durável».

Accionistas usaram banco falido

Mais de três mil islandeses manifestaram-se, dia 13, frente ao parlamento nacional, o Althingi, recusando-se pagar as dívidas contraídas pela banca privada.

FMI lança romenos na indigência

Centenas de polícias manifestaram-se, dia 11, frente ao Ministério do Interior da Roménia, contra as restrições orçamentais impostas pelo governo. Segundo relatou o jornal Le Monde (14.08), «a revolta dos polícias está à altura da crise que atinge todos os serviços públicos romenos».O colapso que ameaça a generalidade...

Polícia assalta igreja

A polícia dinamarquesa invadiu, no dia 13, a igreja de Brorson, em Copenhaga, para desalojar meia centena de iraquianos que se tinham refugiado em Maio, após as autoridades terem recusado os respectivos pedidos de asilo. As forças da ordem irromperam no templo durante a madrugada, prendendo 17 homens e deixando em...

A luta pela alternativa

A pouco mais de um mês das eleições legislativas e a menos de dois meses das eleições autárquicas, está na ordem do dia a luta pela alternativa política que é possível e sem a qual não se consegue a justiça social e o aprofundamento da democracia que a maioria da população deseja.Com as listas entregues e o programa do...