- Nº 1864 (2009/08/20)
Prisões da CIA

Associação processa governo britânico

Europa

A associação britânica de defesa dos direitos dos prisoneiros, Reprieve, anunciou, na segunda-feira, 17, que vai processar o governo britânico pela entrega, em 2004, de dois suspeitos de terrorismo aos norte-americanos, que os transferiram depois para o Afeganistão.
Em Fevereiro último, a Grã-Bretanha admitiu ter capturado dois indivíduos no Iraque, que entregou a agentes norte-americanos para interrogatório. John Hutton, então ministro da Defesa, declarou na Câmara dos Comuns que se tratava de dois membros do grupo islâmico paquistanês Lashkar-e-Taiba, dado como próximo da Al-Quaida.
A Reprieve pensa que os dois homens dão pelo nome de Salah el Din e Saifullah, mas estas indicações são insuficientes para intentar a acção em tribunal. Por isso, interpelou o Ministério da Defesa para que revele a identidade completa dos dois homens, os quais, afirma, «foram provavelmente submetidos a tortura, tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes».
A associação considera que as autoridades «têm o dever urgente, moral mas também legal, de reparar os danos» causados aos dois detidos. O Ministério da Defesa comprometeu-se a examinar o pedido, mas sublinha que não há «nenhuma razão para crer que as acusações não provadas de Reprieve são exactas».