Freguesias urbanas

Mudar a cidade de Braga

No dia 16 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista da CDU às freguesias urbanas de Braga. Domingos Veloso (Cividade), Manuel Mendes (Maximinos), António Sousa (Sé), Maria Elisa Marques (São João do Souto), Adolfo Fernandes (São José de São Lázaro), Carlos Almeida (São Vicente) e Jorge Matos (São Victor), são os rostos de uma força que pretende mudar a cidade de Braga.
«A CDU, através dos seus eleitos nos vários órgãos de poder local, e mesmo nas localidades onde não regista nenhum, tem desenvolvido um trabalho e acção interventivos que vão muito além da pontualidade dos actos eleitorais, ainda que estes assumam a expressão efectiva para a concretização da necessária alternativa política das nossas propostas, ideais e projectos», disse, na ocasião, António Sousa, candidato à Freguesia da Sé, reforçando ainda que o projecto da CDU «é capaz de responder de forma séria e responsável aos justos anseios e aspirações das populações».
Esta iniciativa contou ainda com a intervenção de António Rodrigues Dias, primeiro candidato da CDU à Câmara de Braga.
«A CDU apresenta-se às próximas eleições autárquicas nesta cidade de Braga com o propósito maior de ser porta-voz dos anseios de muitos cidadãos que não se revêem numa cidade que cresceu muito nos últimos 30 anos, mas de um modo atabalhoado, à mercê de interesses que na aparência se poderiam identificar com os interesses dos bracarenses, mas na realidade não foram ao encontro dos seus anseios», acusou o candidato, que defendeu, por seu lado, «a revisão urgente do Plano Director Municipal, com mais participação directa dos bracarenses não só através das suas estruturas associativas mas também pela participação individual».
De igual forma, prometeu uma «maior descentralização de competências por parte da Câmara em relação às juntas de freguesia, não só as suburbanas mas sobretudo em relação às urbanas» e, na área social, da educação, da cultura e do lazer «uma dinâmica de iniciativas e de participação popular, apoiando criteriosamente mas desinteressadamente o associativismo do concelho».

Reforçar a CDU

No dia 23 de Julho, a CDU apresentou Joaquim Ulisses, operário metalúrgico, como o seu cabeça de lista à Freguesia de Nogueira. Na sessão, o cabeça de lista salientou alguns aspectos que têm vindo a ser negligenciados pelo executivo do PS, como a rentabilização da piscina, a articulação dos transportes urbanos na freguesia, a degradação das habitações ou a circulação de trânsito e a sua sinalética. Também a falta de actividades culturais e recreativas foram evidenciadas durante a sessão de apresentação.
Quanto à Assembleia de Freguesia, que no último mandato se viu privada da presença da CDU na sua composição, Joaquim Ulisses salientou o compromisso para com os cidadãos de dar voz aos seus reais problemas, recuperando o seu eleito no órgão.


Mais artigos de: Nacional

CDU aposta forte em Águeda

A CDU apresentou, dia 23 de Julho, os seus candidatos às juntas de freguesia, à Câmara e Assembleia Municipal de Águeda. Uma iniciativa que contou com a presença de Miguel Viegas, primeiro candidato da CDU pelo distrito de Aveiro à Assembleia da República.Nelson Leal, oficial da Armada na reforma, é o candidato à...

Resolver os problemas das populações

Com a presença de Ilda Figueiredo, vereadora e candidata à Câmara de Vila Nova de Gaia, realizaram-se diversas sessões públicas de apresentação de listas de candidatura da CDU em várias freguesias do concelho. Vírgílio Quintas, Óscar Magalhães, Hermínio Almeida, Valentim Oliveira Neves e José Loureiro são,...

Soluções para Odivelas

Ilídio Ferreira é o primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Odivelas. A lista é ainda composta por Rui Francisco, Maria da Luz Nogueira, Natália Santos, Fernando Painho e Lígia Mateus. Madalena Garcia é a mandatária para o concelho.Fátima Amaral, Lúcia Lemos, Joaquim Campos, José Carlos Pires, Raquel Rodrigues,...

«Bandeira negra»

A CDU alertou, em conferência de imprensa, para o «panorama negro» que vive em Torres Novas, onde abundam «problemas de poluição a diversos níveis».

Melhorar a vida das pessoas

Dezenas de pessoas participaram, dia 20 de Julho, na apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Castelo Branco, respectivamente, Francisco Costa e João Pedro Delgado.

«Verão Azul, Verão com a CDU»

Durante o mês de Agosto, sob o lema «Verão Azul, Verão com a CDU», a Coligação vai estar em contacto com milhares de pessoas, em particular nas zonas balneares, com acções de esclarecimento e de divulgação do jornal de Verão da CDU. Esta iniciativa teve início no dia 1 de Agosto, nas praias de Moledo e de Vila Praia de...

«Gouveia merece melhor»

No dia 23 de Julho foram anunciado, no espaço do Bar do Teatro-Cine de Gouveia, os três primeiros candidatos da CDU às assembleias de freguesia de S. Pedro e S. Julião. Para além de muitos gouveenses, estiveram presentes nesta iniciativa os cabeças de lista da Coligação à Câmara e Assembleia Municipal de Gouveia, Nuno...

A mudança que o País precisa

Na apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, Bernardino Soares apontou como objectivo principal aumentar o número de votos e de eleitos para melhor defender as aspirações do povo português.

Um novo rumo para o Algarve

Paulo Sá, cabeça de lista às eleições legislativas pelo distrito de Faro, criticou o modelo «esgotado» de desenvolvimento executado pelo PS e pelo PSD e lembrou que existe uma força, a CDU, «com trabalho, propostas e um projecto em condições de protagonizar um novo rumo» para a região.

Lisboa exige «igualdade de oportunidade»

A CDU, em carta ao Director de Informação da SIC, exigiu «igualdade de oportunidade» para o esclarecimento público, em virtude do debate que esta estação de televisão realizou, na passada semana, apenas, com os candidatos do PS e do PSD para a Câmara de Lisboa, deixando Ruben de Carvalho, primeiro candidato da Coligação,...

CDU faz a diferença em Lisboa

A CDU foi «a única força política que defendeu intransigente e consequentemente os interesses da Câmara e da cidade de Lisboa e dos lisboetas» e é hoje «a única força que se apresenta como uma efectiva alternativa, fundada e comprovada na realidade, à governação de Lisboa».