Santarém

Continuar a crescer

Sala cheia para a apresentação, no sábado, num hotel de Santarém, para a apresentação dos primeiros candidatos da CDU às eleições legislativas pelo distrito. A lista completa só será conhecida no dia 12 de Julho, numa sardinhada que terá lugar no Arripiado, no concelho da Chamusca.
Octávio Augusto, da Comissão Política do PCP, apresentou os três primeiros candidatos: o primeiro, como era já público, é António Filipe, actualmente deputado do PCP na Assembleia da República. A seguir vem o advogado João Luís Madeira Lopes, de 65 anos e vice-presidente da associação Intervenção Democrática e, em terceiro, Liliana Sousa, de 29 anos, do Couço, e membro da Comissão Concelhia de Coruche do PCP.
O dirigente comunista, salientando o resultado alcançado pela CDU no distrito, que aumentou a sua votação em 3250 votos e foi primeira força em Alpiarça e Coruche, destacou igualmente o trabalho realizado nesta legislatura pelos deputados eleitos pela CDU. «Tem sido e vai continuar a ser através dos deputados do PCP e de “Os Verdes” que os problemas e anseios dos trabalhadores e das populações do distrito chegaram e chegam ao Parlamento Europeu e à Assembleia da República.» Da poluição do Alviela aos problemas dos trabalhadores da Metalgrupo, da Drinkin, da Fleximol ou da Platex, realçou Octávio Augusto.
Comparando a actividade dos vários deputados, o dirigente comunista afirmou que PS e PSD têm 9 deputados pelo distrito e apresentaram, somados, 81 perguntas e requerimentos. O PCP apresentou, sozinho, 88, número que é ainda mais elucidativo «se lhe somarmos o trabalho desenvolvido pelos deputados do PEV».

Fiéis às tradições

Na sua intervenção, o primeiro candidato pelo distrito, António Filipe, lembrou algo que, sendo óbvio, não é demais lembrar, até porque alguns, por vezes, esquecem: «a lista da CDU, que vou integrar, é a nossa lista, a lista da CDU. É com esta sigla, com este símbolo e com o Programa da CDU que nos vamos apresentar perante os eleitores.» Afirmado o princípio, assumiu o compromisso de que «a vossa confiança não será traída».
O actual deputado comunista salientou as dificuldades decorrentes da existência de uma maioria absoluta do PS na Assembleia da República. Facto que leva a que o «rolo compressor» dos votos do PS tenha rejeitado as propostas do PCP e do PEV e apoiado a «desgraçada política» do Governo. Mas, mesmo assim, o grupo parlamentar do PCP «nunca faltou aos seus compromissos com o povo deste distrito», valorizou o candidato.
«Sempre que houve uma luta de trabalhadores, uma acção de protesto em defesa de direitos, ou uma exigência justa das populações, os deputados do PCP, independentemente dos círculos eleitorais por onde foram eleitos, estiveram presentes, tomaram a iniciativa, foram solidários», afirmou António Filipe. Acrescentando que, na maioria destes casos, os deputados de outros partidos, eleitos por Santarém, «primaram pelo alheamento ou pela ausência».
A terminar, o candidato comunista lembrou que foi de Santarém que «partiu a coluna que obrigou à rendição do fascismo, culminando uma resistência heróica do povo português». E manifestou a sua confiança que «este povo, de daqui viu arrancar Abril, continuará a ter força bastante para prosseguir a luta e afirmar Abril de novo».
Tomaram ainda da palavra João Corregedor da Fonseca, da ID, Francisco Madeira Lopes, do PEV, e o Secretário-geral do PCP.

Prontos para o trabalho

António Filipe Gaião Rodrigues, de 46 anos, membro do Comité Central do PCP, é jurista e professor universitário. Fez parte do Conselho Directivo da Faculdade de Direito de Lisboa, entre 1982 e 1984, e da respectiva Assembleia de Representantes, entre 1982 e 1985. Integrou a Direcção do Conselho Nacional da Juventude em 1988. Foi membro da Direcção Nacional da JCP e dos seus organismos executivos. Integrou ainda a Assembleia Municipal da Amadora, entre 1993 e 2001, sendo actualmente membro da Assembleia Municipal de Sintra. É vice-presidente da Assembleia da República e do Grupo Parlamentar do PCP, integrando várias comissões.

João Luís Madeira Lopes, de 65 anos, advogado, é vice-presidente da Intervenção Democrática. Participante na contestação estudantil de Coimbra, nos anos de 1961/62, foi membro activo da CDE desde 1969, tendo integrado as comissões concelhia, distrital e nacional, bem como o seu Secretariado Nacional. Nessa qualidade, participou na Oposição Democrática nas «eleições» para a Assembleia Nacional em 1969 e 1973.
Após o 25 de Abril, participou activamente na democratização do poder local e foi delegado do Ministério do Trabalho em Santarém. Foi candidato em várias eleições, tendo sido eleito vereador e membro da Assembleia Municipal.

Liliana Catarina Barroso de Sousa, de 29 anos, é licenciada em Ensino Básico e frequenta, actualmente, o segundo ano do curso de Enfermagem na Universidade de Évora. Nessa instituição, foi eleita representante dos estudantes no Senado universitário.
Membro do Partido desde 2005, militou antes na JCP. Integra actualmente a Comissão de Freguesia do Couço e a Comissão Concelhia de Coruche do PCP. Vogal da Assembleia de Freguesia do Couço no mandato 2001-2005, preside actualmente a este órgão. Foi vereadora, em regime de substituição, na Câmara Municipal de Coruche.


Mais artigos de: Nacional

Sempre a mudar para melhor!

Com o objectivo de garantir uma gestão democrática, aberta e participada pelos cidadãos, foram apresentados, sexta-feira, os cabeças de lista da CDU à Câmara (Carlos Pinto de Sá) e Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo (Maria Batista Pereira).

Construir um futuro melhor

Com os olhos postos no futuro, a CDU, em Mirandela, assume-se como a força que melhor intervirá em defesa das populações e do desenvolvimento do concelho. David Garrido e Fernando Pilão são, respectivamente, os cabeças de lista da Coligação à Câmara e Assembleia Municipal de Mirandela.

Melhorar a vida das populações

Vítor Proença e Paulo Pereira Bento são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Santiago do Cacém. Na apresentação dos candidatos, onde foram também apresentados os candidatos às assembleias de freguesia do concelho, Vítor Proença sublinhou que «esta candidatura representa a...

Aposta forte em Vila do Porto

No âmbito da preparação das próximas eleições autárquicas, a CDU apresentou, domingo, na Praia Formosa, os seus cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, Açores. Daniel Gonçalves, 34 anos, escritor, poeta, professor e dirigente da Associação de Jovens da Ilha de Santa...

Nova dinâmica

Domingo, na presença de três centenas de pessoas, foi apresentada a lista de candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de S. Pedro da Cova. Sob o lema «uma nova dinâmica para uma vida melhor», Daniel Vieira, candidato à presidência, lembrou «a forte tradição de trabalho para o progresso e desenvolvimento da Freguesia,...

Lutar por uma vida melhor

Mais de três mil pessoas participaram, domingo, no Pinhal de Cabeção, em Mora, no XV Piquenicão Nacional, organizado pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI). Esta iniciativa - onde actuaram mais de 40 grupos corais das associações de reformados de Beja, Évora, Lisboa, Setúbal, Santarém e...

Uma nova política para o País

Jerónimo de Sousa participou na apresentação dos primeiros candidatos às Eleições Legislativas do distrito de Évora, Santarém e Setúbal, onde pediu o reforço eleitoral da CDU, «a força da alternativa construída num programa claro de ruptura com a política de direita e num percurso marcado por um firme e coerente combate a essa política».

Compromisso para o futuro!

Com a apresentação pública dos primeiros candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal às Eleições Legislativas de 2009, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, a CDU iniciou, na histórica colectividade «Os Penicheiros», onde estiveram mais de 500 pessoas, uma nova etapa. Francisco Lopes, Paula Santos, Heloísa Apolónia, Bruno Dias e José Lourenço são os primeiros rostos de um grande colectivo de eleitos e candidatos, de activistas do movimento dos trabalhadores, do movimento popular, dos militantes e activistas das forças que constituem a CDU. Uma força que, segundo o Secretário-geral do PCP, «dá garantias de trabalho responsável quotidiano e constante que não se fica perante os problemas e adversidades, mas que os enfrenta com a coragem e a determinação dos que têm fortes convicções e um desejo imenso de servir o seu povo e o seu País».

A força da juventude

Desafiando todos os que se conformam com o envelhecimento do Alentejo, a CDU apresentou, domingo, os seus candidatos a deputados pelo distrito – o primeiro é João Oliveira, de 29 anos, a quem se segue Ângela Sabino, com apenas mais um. José Correia, Mariana Chilra, José Barroso e Samuel Quedas são os nomes que se seguem...

Candidatos apresentados

Entretanto, foram já apresentados os primeiros candidatos da CDU aos círculos eleitorais de Vila Real e da Região Autónoma dos Açores. Em Vila Real, a CDU avança com Manuel Cunha, médico de 44 anos. Membro da Organização Regional de Vila Real do PCP, é actualmente eleito na Assembleia Municipal de Chaves. Dirigente do...

É possível uma vida melhor!

Depois de um aumento significativo da sua votação nas eleições europeias, a CDU parte para as Eleições Legislativas com redobrada confiança para prosseguir a luta em defesa e do progresso social do País. Depois de Setúbal, Santarém e Évora, são agora apresentados os primeiros candidatos pelos círculos eleitorais de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Europa e Fora da Europa.

«Esteiros» com o <i>Avante!</i>

Integrado nas comemorações do centésimo aniversário do nascimento de Soeiro Pereira Gomes, na próxima edição do Avante! será distribuído o livro «Esteiros», pelo preço acrescido de 5,80 euros. As encomendas poderão ser feitas até amanhã, sexta-feira, através do número 21 816 17 68.

JCP esclarece estudantes

A JCP está a desenvolver uma campanha, no período dos exames nacionais, junto dos estudantes do ensino secundário, procurando denunciar o papel «o papel que os ditos exames têm na elitização do acesso ao ensino superior, além de constituírem uma prática de avaliação injusta». No passado dia 17 de Junho, pela segunda vez,...

Homenagem a João Sarabando

O núcleo de Aveiro da URAP promove, dia 3 de Julho, no Auditório dos Bombeiros Velhos, às 21 horas, uma sessão pública de homenagem a João Sarabando, por ocasião do centenário do seu nascimento. Ali, serão ainda evocados os antifascistas aveirenses e apresentado o livro «Este João Sarabando».