VI Congresso do Murpi

Conquistar uma vida digna

Cerca de duzentos delegados, representando mais de uma centena e meia de associações de reformados, participaram, domingo, no Seixal, no VI Congresso Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, realizado sob o lema «Novo na defesa dos direitos dos reformados – reforçar o Murpi». Para além dos participantes, assistiram aos trabalhos mais de 300 convidados.
Em declarações ao Avante!, Casimiro Menezes, da direcção do Murpi, valorizou a participação dos delegados e convidados, que «ultrapassou as expectativas». Para além das intervenções centrais, os discursos dos delegados deram uma grande «vivacidade ao debate», acrescentou o dirigente.
Em debate no congresso esteve o Programa de Acção, onde era feita uma análise à situação do País, marcada pelo brutal agravamento das condições de grande parte dos 3,3 milhões de reformados, pensionistas e idosos existentes no País. No documento, avançava-se com a necessidade de promover novas políticas, capazes de inverter a situação – nomeadamente valorizando as reformas e pensões, promovendo um envelhecimento saudável, criando uma planificada rede de apoio social de acordo com as necessidades existentes, promovendo a cultura e a aprendizagem ao longo da vida.
Foi ainda reafirmada a exigência do reconhecimento, pelo Estado, da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos/Murpi, com parceiro social.
Aprovada foi também uma declaração de direitos dos reformados. Entre estes direitos, o Murpi salienta os direitos a ser respeitado na sua dignidade, à autonomia e à protecção social. As quatro moções igualmente aprovadas pelos delegados relacionavam-se com a saúde, segurança social, paz e com o ciclo eleitoral, apelando a confederação ao voto nas forças que desde sempre apoiaram esta importante camada social.
A nova direcção do Murpi foi eleita por uma larga maioria. Doze dos dirigentes eleitos transitam da anterior direcção, enquanto que onze entraram de novo.


Mais artigos de: Nacional

Projectar no presente a luta antifascista

Já regressaram os 40 portugueses que estiveram em Cabo Verde a participar, no inicio do mês, nas cerimónias comemorativas dos 35 anos do encerramento definitivo do Campo de Concentração do Tarrafal.

Desporto para todos

Terminou no domingo, em Benavente, o torneio Agit, da JCP, em Futsal. A final nacional realizou-se em formato de maratona de 24 horas e contou, no sábado, com a presença de João Ferreira, segundo candidato da CDU ao Parlamento Europeu, num jantar que envolveu mais de duzentos jovens. No domingo, a dar o pontapé de saída...

Revista recorda prisão do Luso

Foi lançado no sábado, no Luso, o primeiro número da VIA, revista de divulgação histórica da Mealhada e da zona centro. O primeiro número da nova revista é inteiramente dedicado à prisão, em 25 de Março de 1949, precisamente no Luso, de Álvaro Cunhal, Militão Ribeiro e Sofia Ferreira. Esta edição inclui uma entrevista...

No caminho do desenvolvimento

No Baixo Alentejo, o fim-de-semana ficou marcado pela apresentação de várias candidaturas da CDU. «Trabalho, honestidade e competência» é o mote da Coligação a quem a região tanto deve.

«Aqui há futuro!»

No dia 7, a CDU apresentou os primeiros seis candidatos da sua lista à Câmara Municipal de Setúbal. Numa sessão pública com a presença de mais de três centenas de pessoas, foram anunciados Maria das Dores Meira, André Martins, Carlos Rabaçal, Carla Guerreiro, Rui Higino e Manuel Pisco.Sob o lema «Todos por Setúbal. Aqui...

Retomar o projecto autárquico da CDU

Foram apresentados, no dia 9, os candidatos da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Redondo, no distrito de Évora, bem como às freguesias. Para a Câmara, a CDU aposta em Vitor Tomás, enquanto que para a Assembleia o primeiro candidato é Carlos Salomé. Na freguesia de Montoito, encabeça a lista da CDU Joaquim Ramalho,...

Nova visão para o concelho

No dia 25 de Abril, realizou-se nas Caldas da Rainha um almoço comemorativo da Revolução, onde foram apresentados os primeiros candidatos da CDU aos órgãos autárquicos. António Barros e Vítor Manuel Fernandes são, respectivamente, os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Caldas da Rainha.«Face a uma gestão...

Candidatos apresentados

Perante mais de 150 pessoas, foram apresentados os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipais de Abrantes. Armando Borges, independente e oficial do Exército na reforma, é o candidato à Câmara, enquanto Avelino Manana, médico e membro do PCP, será o candidato à Assembleia Municipal. Na ocasião, foi...

Um exemplo que nos dá força

Manuel Lopes, falecido há dez anos e evocado anteontem na Voz do Operário, em Lisboa, constitui um «exemplo para os dias de hoje» e «dá mais força à nossa inabalável vontade de continuarmos a luta contra a exploração e por uma sociedade mais justa e fraterna», afirmou o secretário-geral do PCP.