CDU apresenta candidatos no Montijo

Ganhar para mudar

Com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do concelho do Montijo, foram apresentados, dia 14 de Abril, Joaquim Batalha e Álvaro Saraiva, como os primeiros candidatos da lista da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal.

Somos coerentes com o que afirmamos e concretizamos

Na sua intervenção, Joaquim Batalha salientou que a CDU é o símbolo da «honestidade, trabalho e competência, comprovada no trabalho autárquico, quer em maioria quer em minoria». «Os cidadãos sabem que podem contar connosco, porque somos coerentes com o que afirmamos e concretizamos», afirmou o candidato à Câmara Municipal, prometendo fazer uma campanha que «será o espelho da nossa futura gestão, que pugnará por uma administração democrática, participativa e com a intervenção das populações, sempre identificada com os principais problemas e aspirações populares».
Entre os problemas mais sentidos pela população, Joaquim Batalha destacou a questão da saúde. «Sou um dos membros da Comissão de Utentes da Saúde, sector que tem vindo a ter da minha parte um empenhado acompanhamento, que irei prosseguir com a população do Montijo até à concretização de melhores condições de saúde para os nossos munícipes, no âmbito do Serviço Nacional da Saúde, que passará, inevitavelmente, por reivindicar do Poder Central a construção de um novo hospital para o Montijo», frisou.
O candidato à Câmara Municipal falou ainda da desertificação do centro histórico do Montijo, motivada pela transferência dos barcos do Caís dos Vapores para o Seixalinho, e da educação, reconhecendo «o papel da escola e a sua ligação com a comunidade, integrada na vida local». «Pugnaremos por uma escola pública de qualidade que permita o seu acesso a todos e que crie condições para o sucesso escolar dos nossos alunos», frisou.
Na intervenção social, em áreas tão diversas quanto ao apoio à infância, apoio a idosos, habitação ou acção social escolar, a CDU vai, de igual forma, acompanhar e desenvolver iniciativas próprias.
«A autarquia não pode ser um mero actor das expressões concretas dos problemas sociais, deve intervir sem deixar que se transfira para o poder autárquico uma política assistencial que liberte o Poder Central das suas responsabilidades», afirmou Joaquim Batalha. A política cultural, desportiva e de juventude também vai merecer a especial atenção da CDU.

Defender os serviços públicos

No domínio da política ambiental, a CDU quer defender o carácter público dos serviços camarários no domínio do saneamento e do abastecimento de água. «Defenderemos a água como um bem público e de todos, que terá de ser preservada e cuidada», disse Joaquim Batalha, acrescentando: «Promoveremos um plano municipal de ambiente que assegure uma visão integrada e actualizada das políticas a adoptar de acordo com objectivos definidos, que garantam um ambiente urbano e rural de qualidade, através da preservação e construção de espaços verdes e valorizando a defesa do património natural onde se poderá incluir a conclusão das obras na zona ribeirinha até Sarilhos Grandes».
A CDU do Montijo vai ainda, entre outras medidas, «melhorar as acessibilidades rodoviárias de todo o concelho, onde se inclui a conclusão da circular externa da cidade» e «reivindicar, junto dos agentes dos transportes públicos, uma melhor resposta às necessidades das populações».
A terminar, o candidato referiu, mais uma vez, que é possível «mudar o rumo das coisas neste concelho». «Porque não ganhar as eleições e voltar a CDU à Câmara do Montijo, para reforço do poder local democrático, em harmonia com a maioria das câmaras do distrito?», interrogou.

Álvaro Saraiva
«O Montijo pode ser melhor!»

Afirmando que «é uma honra partilhar este projecto com homens e mulheres que, estou certo, saberão dar a esta batalha política a força das nossas convicções, o empenhamento militante e a dedicação à luta pela defesa dos direitos e interesses do povo», Álvaro Saraiva, candidato da CDU à Assembleia Municipal, defendeu «projectos políticos abrangentes e dinâmicos que respeitem as diferenças e promovam a criatividade geradora de novas estratégias de desenvolvimento sustentado e harmonioso que defendemos para o Montijo». «A nossa eleição nos órgãos autárquicos reveste-se de um significado profundo, com a nossa intervenção directa nos respectivos órgãos no sentido de trabalhar com transparência e dinamismo», acrescentou.
Álvaro Saraiva teceu ainda fortes críticas ao Governo PS. «O poder local, a sua autonomia e valores democráticos não têm escapado à política de direita do actual Governo», acusou, lembrando a tentativa de subversão da lei eleitoral para as autarquias que, a ser aprovada, «representaria um atentado à natureza democrática do poder local».
Relativamente ao cargo a que se candidata, Álvaro Saraiva lembrou que a Assembleia Municipal é «um espaço de diferenças e de respeito, onde se deverá valorizar a participação dos eleitos e das populações». «Queremos e desejamos aprofundar, cada vez mais, uma participação mais alargada de base popular, como condição fundamental para uma gestão democrática», sublinhou, prometendo: «Seremos, como órgão deliberativo, uma ponte de diálogo entre os diversos agentes do município e a Câmara Municipal». «Acreditem que, com dedicação, trabalho e empenho, o Montijo pode ser melhor!», defendeu o candidato da CDU.


Mais artigos de: Nacional

Sintra merece melhor

A CDU de Sintra apresentou, domingo, os dois primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal. Com a presença de mais de 300 pessoas, nesta iniciativa, que se realizou nos Bombeiros Voluntários de Queluz, comemorou-se ainda o 35.º aniversário do 25 de Abril.

Outro rumo para Braga

A CDU é, mais do que uma garantia democrática, um acto de doação à causa pública e uma luz da esperança mobilizadora que importa revigorar através dos eleitores. Em Braga não é diferente.

CDU aposta forte em Évora

Mais de 350 pessoas participaram, domingo, no Teatro Garcia Resende, na apresentação dos primeiros candidatos da CDU para a Câmara, Eduardo Luciano, e Assembleia Municipal de Évora, Abílio Fernandes. A vereadora Jesuína Pedreira, o empresário Joaquim Soares e os professores universitários Luís Martins e Clara Grácio...

Romper com a política do PS

Assinalando o Dia Mundial da Saúde, a CDU de Loures alertou para o facto de o concelho apresentar «um preocupante nível de incapacidade de resposta às necessidades da população e utentes do Serviço Nacional de Saúde». «Nos últimos quatro anos Loures assistiu ao encerramento de três CATUS (Loures, Prior Velho e Santa Iria...

Insólitos em Lisboa

Mais uma vez, o sector do Ambiente da Câmara de Lisboa, da responsabilidade de Sá Fernandes, exigiu licença de ruído para as actividades de comemoração do 25 de Abril na Praça Paiva Couceiro, na noite de 24 para 25 de Abril.«Já no ano passado tinha-se passado algo de caricato e parecido com isto, mas a “coisa” foi...